EM ÁGUAS BELAS, PROGRAMA TERRA FÉRTIL REALIZA ATIVIDADES NO ASSENTAMENTO UMBURANA

quarta-feira, 09 de janeiro de 2019

Com o objetivo de aumentar a produção e a renda das famílias do campo, o Programa Terra Fértil iniciou, ontem (8), seu terceiro ano com atividades no assentamento Umburana. Foram realizadas orientações com os técnicos agrícolas da prefeitura para a plantação da palma e orientação do veterinário sobre os cuidados com a alimentação dos animais, além de consultas a alguns bichos.

A presença dos profissionais no assentamento foi importante para sanar dúvidas do dia a dia, é o que diz o agricultor Percival Leite dos Santos. Ele comentou que com o aprendizado que teve vai melhorar muito a produção. “Com isso aí [a orientação técnica], em um hectare, o cara vai tirar mais palma, mais rendimento.”

O prefeito Luiz Aroldo esteve no assentamento e participou das orientações. Ele disse que levar o conhecimento técnico moderno aos trabalhadores rurais é importante para aumentar a produção e a renda dos agricultores. “A gente continua incentivando e conscientizando os produtores para que plantem palma com tecnologia, para que eles tenham uma capacidade de produção maior e aumentem suas rendas.”

Criado em 2017, o Programa Terra Fértil atende cerca de cem famílias, com ações como a aração de terra, orientações técnicas sobre o plantio da palma, orientações veterinárias para cuidados com a alimentação e consultas a animais, entrega de insumos e acompanhamento e monitoramento das atividades dos trabalhador do campo.

Para o agricultor Reinaldo Julião dos Santos, “o Batoré”, de 38 anos, o Programa contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Se não tiver essas orientações, nós vamos viver só dando murro em ponto de faca, trabalhando à toa sem produzir nada”, concluiu.

(Com informações da Assessoria de Comunicação)

Postado Por: Paulo Fernando