CURSO PARA FORMAÇÃO DE NOVOS GUARDAS MUNICIPAIS TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Entre os 85 novos guardas estão duas mulheres

Termina nesta sexta-feira (21), o curso de formação profissional para Guardas Municipais (CFP/GM 2018), iniciado no mês de outubro, no município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

O CFP/GM 2018 tem por objetivo formar os 85 candidatos remanescentes do concurso ocorrido em 2015, capacitando-os para que em breve possam integrar os quadros da Guarda Municipal de Garanhuns.

Os candidatos-alunos que em sua maioria possuem escolaridade de nível superior em áreas como: Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Zootecnia, Biologia, Meio Ambiente, Serviço Social, Administração, Direito e tantas outras, foram submetidos a um curso de formação com carga horária de 476 horas-aula, com instruções em tempo integral.

Muitos candidatos não são de Garanhuns e tiveram que abdicar de seus empregos, deixar temporariamente o convívio de suas famílias em busca do sonho de integrar a segurança pública municipal.

Além dos conhecimentos relativos às funções e atribuições das guardas municipais, integraram a grade curricular conteúdos sobre Ética, Direitos Humanos, Cidadania, Concepção de Guarda Comunitária, Defesa Pessoal, Ordenamento do Trânsito, Noções Básicas de Primeiros Socorros, dentre tantos outros, todos ministrados por professores qualificados e de vasta experiência em suas respectivas áreas. Além do mais, participaram de palestras sobre temas importantes como: violência doméstica e familiar, tráfico de pessoas e exploração sexual, por exemplo.

Vale ressaltar que mesmo submetidos a um ritmo intenso de aulas, os candidatos ainda se mobilizaram para realizar doação voluntária de sangue, bem como cadastro para doação de medula óssea, em um gesto de solidariedade e amor ao próximo.

São mulheres e homens valorosos, com experiência na iniciativa privada, na área de educação, integrantes de outras guardas municipais, ex-militares do exército, alguns com experiência em missão de paz no Haiti que, uma vez integrantes dos quadros da guarda municipal, assumirão o compromisso de atuar em prol da sociedade garanhuense, sempre pautados pela legalidade, ética e respeito aos direitos humanos.

Postado Por: Paulo Fernando