SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É FINALIZADA EM GARANHUNS

sábado, 01 de setembro de 2018

Caminhada de conscientização percorreu principais ruas da cidade nesta sexta (31)

No intuito de promover a reflexão sobre o dever da igualdade para inclusão, marcando o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência, foi realizada em Garanhuns, uma caminhada, nesta sexta-feira (31). O ato percorreu as principais vias da cidade, e teve a participação de centenas de estudantes, servidores municipais e representantes de conselhos municipais e associações de promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

A Prefeitura de Garanhuns vivencia a programação da Semana da Pessoa com Deficiência desde o dia 16 deste mês; com o desenvolvimento de ações nas escolas da Rede Municipal de Ensino e com os beneficiários dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s); além de palestras e projetos de inclusão social. As ações de todos os órgãos envolvidos culminaram no dia de hoje, com o ato organizado pela equipe da Escola Estadual Dom Juvêncio de Britto.

A caminhada seguiu pela rua Joaquim Távora e fez o retorno até a avenida Rui Barbosa, de onde os participantes seguiram para o Relógio de Flores. No local, foram realizadas apresentações com as bandas marciais da Escola Municipal Letácio Brito e da Escola Dom Expedito Lopes — do município de Lajedo, que é formada por pessoas com deficiência.

De acordo com o coordenador do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência (Comud), a avaliação das ações realizadas  é positiva. “A inclusão já vem sido discutida há alguns anos no nosso município, temos avançado bastante com grandes parcerias que existem com diversas Secretarias. Levamos ao conhecimento da população que as pessoas com deficiência existem para lutar por esses direitos”, finalizou José Juca.

O momento contou também com a participação da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Célia Sobral, que destacou a parceria das entidades para a realização do evento. “Finalizamos mais uma edição da Semana da Pessoa com Deficiência com um saldo positivo, e a certeza de que todos estão unidos para gerar uma maior inclusão dessas pessoas dentro da sociedade, para que possam exercer seus direitos em igualdade ”, finalizou a titular da pasta.

Texto e fotos: Aquilles Soares

Postado Por: Jailson Ferreira