POLÍCIA FEDERAL REALIZA PRISÃO EM FLAGRANTE DE VIGILANTE POR RECEPTAÇÃO DE INSTRUMENTO MUSICAL DO IFPE

segunda-feira, 25 de junho de 2018

A Polícia Federal em Pernambuco/PE, através da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários DELEFAZ, conseguiu prender, no dia 20/06/2018, por volta das 13h, um vigilante, casado, 33 anos, natural de Moreno/PE e residente em Barreiros/PE-(não possui antecedentes criminais). A prisão aconteceu em virtude de uma notícia crime originada pelo IFPE- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco – unidade Barreiros/PE – dando conta da possível localização de um instrumento musical saxofone que havia sido furtado em fevereiro de 2014. Tal instrumento estaria sendo vendido num site de compras da OLX pelo valor de R$ 4 mil reais, inclusive constando a numeração de tombo como pertencente ao acervo do aludido instituto.

De posse dessas informações, bem como da identificação e características físicas do suspeito foi feito contato com o vendedor do instrumento se passando por um cliente interessado na compra, o encontro foi marcado em Barreiros/PE e quando a negociação foi feita e certificado de que se tratava realmente de um instrumento roubado, o vigilante recebeu voz de prisão em flagrante foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida foi levado para a Superintendência da Polícia Federal que fica situada no Cais do Apolo, Bairro do Recife Antigo, onde acabou sendo autuado pelo crime contido no artigo 180 § 6º do Código Penal (receptação) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 1 a 4 anos de reclusão! EM SE TRATANDO DE BENS DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO, APLICA-SE EM DOBRO A PENA PREVISTA.

Em seu interrogatório o preso informou que já foi aluno do IFPE e é vigilante desde 2008, tendo trabalhado lá no período de 2010 e 2015. Disse também que um aluno do instituto lhe pediu um dinheiro emprestado (R$ 2 mil) lhe prometendo pagar em 15 dias e não honrou o compromisso. Informou também que esse aluno tinha um saxofone doado pelo IFPE e que não havia nenhum problema em lhe vender como forma de pagamento da dívida por isso resolveu aceitar mesmo não tendo confirmado com o centro de ensino a versão do aluno sobre algum documento de doação. Disse ainda que não manteve mais contato com esse aluno e que teve conhecimento que ele teria viajado para São Paulo/SP. Por fim disse que passou muito tempo com o saxofone em casa e só recentemente é que lhe veio a ideia de colocá-lo no site de venda da OLX por 4 mil reais. Após a autuação, o vigilante realizou Exame de Corpo de Delito no IML – Instituto de Medicina Legal e em seguida foi encaminhado para a audiência de custódia ONDE FOI LIBERADO PARA RESPONDER AO PROCESSO EM LIBERDADE.

Postado Por: Jailson Ferreira