OFICIAL DAS FORÇAS VOLANTES FOI HOMENAGEADO EM ANGELIM

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Na manhã do dia 14 de junho de 2018 dezenas de pessoas estiveram em Angelim, no Agreste Meridional de Pernambuco, para prestar homenagens ao oficial das Forças Volantes, CAPITÃO JOSÉ CAETANO DE MELLO, nascido em Pesqueira, no mesmo Estado, em julho de 1872. A referida cerimônia teve como objetivo resgatar a história de um dos mais valentes oficiais de volantes que combateu o cangaço de Porcinos, Matildes, Augusto Santa Cruz, Antônio Silvino, Sinhô Pereira e por último Lampião.

Numa iniciativa do Instituto Cariri Cangaço do Brasil, através do seu conselheiro, pesquisador Junior Almeida, Polícia Militar de Pernambuco, na pessoa do comandante do 9º BPM, Tenente Coronel Paulo César Gonçalves e Prefeitura Municipal de Angelim, que tem à frente o gestor Douglas Duarte, a cerimônia cívico militar foi realizada no centro da cidade, em frente ao cemitério local. Coronel Iturbison Agostinho dos Santos, ex-comandante geral da corporação, foi quem presidiu a cerimônia.

Um resumo da carreira de Zé Caetano foi lido pelo cerimonial, e o Coronel Iturbison, ao usar da palavra, ressaltou a importância dos antigos volantes, a exemplo, do homenageado, na preservação da lei e da ordem. No interior do campo santo, uma placa com as logomarcas do Governo de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social, PMPE, Batalhão Arruda Câmara (9º BPM), Prefeitura de Angelim e Instituto Cariri Cangaço, foi descerrada pelo neto de José Caetano, Humberto Marcos, e pelos representantes das instituições à frente da homenagem.

Ao lado do túmulo do antigo volante, o Grupo de Ações Táticas Itinerante – GATI – homenageou José Caetano com salvas de tiros de fuzil. Do lado de fora do cemitério, a banda do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Caruaru, executou o Hino Nacional, da PMPE, e dobrados militares, um em cada momento da solenidade.

Ao término da cerimônia, o prefeito Douglas Duarte, os oficiais PMs, Iturbison e Paulo césar, além do escritor Junior Almeida, concederam entrevistas onde ressaltaram a importância do resgate histórico do Capitão José Caetano.

Postado Por: Paulo Fernando