LAJEDO SEDIA I ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO INTEGRADA E ASSISTÊNCIA À PESSOA IDOSA

quarta-feira, 23 de maio de 2018

A Prefeitura de Lajedo abriu as portas para a Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa realizar o I Encontro de Formação Integrada na Atenção e Assistência à Pessoa Idosa. É o Projeto Humanidade do Governo do Estado através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos que contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social para trazer os municípios do Agreste. O evento foi realizado durante toda esta terça, 22, no Colégio Normal.

O prefeito Rossine e a secretária Marconeide Félix receberam a confiança de fazer de Lajedo anfitriã do Encontro que convidou 26 municípios do Agreste. Esse evento trouxe em sua programação a mesa temática sobre “O Envelhecimento com foco na articulação/integração das políticas públicas e setoriais que compõem a rede de prevenção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

A Superintendente, Luciana Couto Moreira decidiu junto ao secretário-executivo Sérgio Moura trazer esse evento para Lajedo para empoderar e interiorizar as ações integradas.  Contaram com representantes da Assistência, Educação e Saúde na ideia de cumprir o compromisso nacional do envelhecimento ativo.

Os participantes assistiram a palestras sobre emancipação e protagonismo, promoção e defesa de direitos, informação e formação, como acionar os direitos, estudos de caso, boas práticas e discussão do compromisso constituído no Estatuto do Idoso (lei nº. 10.741/03). A intenção é tornar a pessoa idosa ainda mais agente ativa no processo de cidadania, livre de preconceito, emancipada, protagonista e informada, articulando os órgãos e a sociedade ofertando esse espaço de troca de conhecimento e foco na prevenção e fortalecimento das políticas públicas  para a terceira idade.

Profissionais lajedenses que trabalham na rede da Assistência Social e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa participaram e junto de outras cidades como Garanhuns, São Bento, Belo Jardim, Pedra, Brejão, Bom Conselho e Calçados assistiram à apresentação das idosas do CCI que é um forte e efetivo serviço gratuito no que se refere aos direitos da pessoa idosa em Lajedo.

O Encontro já passou pela Zona da Mata, Agreste Setentrional, Zona da Mata Norte, Região Metropolitana do Recife, Sertão, agora Agreste Meridional e ainda em maio será no Agreste Central.

(Com informações da Assessoria de Comunicação)

Postado Por: Paulo Fernando