POLÍCIA FEDERAL PROCEDE AUTUAÇÃO DE DOIS SUSPEITOS EM UM FLAGRANTE REALIZADO PELA POLÍCIA MILITAR-CIPOMA

segunda-feira, 14 de maio de 2018

A Polícia Federal em Caruaru/PE procedeu a autuação de um flagrante realizado por policiais militares da 1ª CIPOMA-(Companhia de Policiamento do Meio Ambiente) onde foram presos VANDEILSON CORDEIRO DE CARVALHO, 24 anos, autônomo, natural de Belo Jardim e residente em Caruaru/PE-(não possui antecedentes criminais) e ADEMAR JOSÉ DA SILVA –(não possui antecedentes criminais), autuado através de Termo Circunstanciado de Ocorrência em virtude de ter sido encontrado no interior de sua residência em Caruaru-PE animais silvestres.

As prisões aconteceram no dia 12/05/2018, sábado por volta das 6h em virtude de informações chegadas até os policiais militares da CIPOMA dando conta de que um suspeito estaria se deslocando do interior da Bahia trazendo centenas de animais silvestres num veículo Renault de cor vermelha e placas NTN-6806 de Vitória da Conquista/BA. De posse dessas informações foi montado um bloqueio policial na BR 423 na entrada do município de São Caetano/PE com vistas a interceptar, localizar e prender os possíveis suspeitos.

A ação teve seu desfecho final quando os militares visualizaram a aproximação do veículo apontado nas denúncias e que estava sendo conduzido por VANDEILSON dando-lhe ordem de parada para averiguação! Ao ser feita uma busca no interior do carro percebeu-se centenas de animais silvestre da fauna brasileira (craúnas, concriz, trinca-chãos, papa-capins, canários da terra, rolinhas fogo-pagou, caboclinhos, patativas, manés mago, galos campina e papagaios) que estavam acomodados na parte do banco traseiro e na mala. Foi detectado também que alguns desses animais já estavam mortos devido às condições de maus tratos – espaço extremamente pequeno para acondicionar os animais. Os suspeitos também não apresentaram nenhuma guia de trânsito expedida pelo órgão competente para transporte dos animais.

Terminado os trabalhos ostensivos e tendo sido arrecadados 1.024 (mil e vinte quatro pássaros) dentro do veículo, os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante, foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida foram conduzidos para a Sede da Delegacia da Polícia Federal em Caruaru onde VANDEILSON foi autuado em flagrante pelos crimes contidos nos artigos 29, §1º, III, e 32 da Lei nº 9.605/98 c/c Artigo 309 Lei nº 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro) – Artigo 29 – Matar, vender, transportar, adquirir, espécimes da fauna silvestre, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente (pena: 6 meses a 1 ano de detenção e multa), Artigo 32 (praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres (pena – detenção, de três meses a um ano, e multa) Artigo 309 – Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão (pena – detenção, de seis meses a um ano e multa) e após autuação foi levado para a audiência de custódia na Justiça Estadual já ADEMAR foi autuado através de dois TCOs-Termo Circunstanciado de Ocorrência e após autuação foi liberado.

Em seu interrogatório VANDEILSON informou não possuía autorização para transportar os animais e que havia adquirido os animais no município de Carlos Sales/BA. Disse ainda que todos os pássaros foram adquiridos por aproximadamente R$ 15 mil reais e os venderia por aproximadamente R$ 17 mil. Por fim informou que os animais foram alimentados e que estavam acondicionados de forma adequada para transporte. Na residência de ambos também foi encontrado vários pássaros o que totaliza cerca de 1098 (mil e noventa e oito) pássaros. Os animais foram entregues no CETA – Centro de Tratamento de Animais Silvestres do CPRH, que fica em Aldeia.

Postado Por: Jailson Ferreira