sábado, 07 de abril de 2018

N

A Prefeitura de Lajedo já é referência em saúde ocular. O lajedense vai poder contar com mais um serviço que previne a cegueira em crianças, entre outras doenças. Nesta sexta, 6, os enfermeiros participaram de uma capacitação para realizar Teste do Olhinho em crianças nos primeiros anos de vida.

O prefeito Rossine está investindo na aquisição do oftalmoscópio que é o aparelho necessário para realização do exame. Até então, os bebês e suas mães eram levados pelo ônibus TFD a Recife para fazer o teste. A partir de agora, o município vai oferecer mais esse serviço gratuito com profissionais devidamente capacitados.

A reunião foi realizada na Casa de Parto que será um dos locais onde o lajedense vai poder fazer o teste do reflexo vermelho, mais conhecido por Teste do Olhinho. Esse exame é primordial para a saúde do recém-nascido pois identifica doenças como catarata, glaucoma, estrabismo e até tumores. A capacitação foi promovida pela V Geres com a enfermeira Silvia Magna, especialista em obstetrícia de neonatologia.

A Secretaria Municipal de Saúde também vai disponibilizar os testes no Hospital Público e em todas as USF’s (Unidades de Saúde da Família). Cumprindo a legislação de enfermagem vigente que desde 2016 permite a prática a ser realizada no início de vida do bebê.

Esse e outros serviços são oferecidos pela Prefeitura para atenção no período neonatal dos lajedenses. Entre eles estão o teste do pezinho e teste da orelhinha que inclusive é feito por uma fonoaudióloga na Casa de Parto.

JAILSON-AVIAMENTO-ABRIL-2019-AV

JAILSON-AVIAMENTO-ABRIL-2019-AV

CONTADORA

CONTADORA

banner anuncie (2)

banner anuncie (2)