EDUCAÇÃO DE LAJEDO DÁ INÍCIO AO ESTUDO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

quinta-feira, 05 de abril de 2018

A Prefeitura de Lajedo investindo em educação deu mais um grande passo para a qualificação dos professores e dos alunos. Através da Secretaria Municipal de Educação, o município é um dos pioneiros na região a integrar a reflexão e estudo sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular. A primeira reunião foi feita hoje, 05, com supervisores e coordenadores na Escola Municipal Pe. Antônio Barbosa.

Um documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm direito de aprender é o conceito da BNCC. Ela é prevista em lei e é obrigatória a sua implementação nos currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais. A BNCC foi homologada e todo o país está implantando na rede educacional.

Essa versão promete construir e reformular os documentos curriculares das equipes técnicas, gestores, equipes pedagógicas e professores das 41 instituições de ensino que Lajedo possui, entre escolas e creches. Pois, na rede municipal, a BNCC abrange o ensino desde a Educação Infantil até os anos finais no Ensino Fundamental.

Em Lajedo, esse processo será realizado em 4 momentos, começando a partir desta quinta-feira: introdução e estrutura, concepções gerais e competências de cada área de conhecimento, estudo na BNCC nas escolas e análise dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e das habilidades.

A secretária de educação, Neide Félix, garante que dará grande ênfase no município, exemplificando pelas formações previstas e incluídas a partir de então. “Inclusive, nós vamos parar um dia em abril para que cada escola e seus educadores façam o estudo do que será referência comum para todos os sistemas, contribuindo para promoção da igualdade educacional”, completou Neide.

(Com informações da Assessoria de Comunicação)

Postado Por: Paulo Fernando