PORTUGUÊS PROCURADO INTERNACIONALMENTE PELA INTERPOL É PRESO POR TER COMETIDO CRIMES SEXUAIS

segunda-feira, 12 de março de 2018

A Polícia Federal em Pernambuco, através de sua projeção regional da Policia Internacional-INTERPOL, em conjunto com a Polícia Militar de Pernambuco (Rádio Patrulha/Malhas da Lei) prenderam no último sábado, 10/03/2018, por volta das 23h, o estrangeiro português Tiago Felipe  Rodrigues Santos, 29 anos, natural de Lamas/Cadaval – Lisboa – Portugal.

O Português estava há dois anos irregular no Brasil e já havia sido notificado pela Polícia Federal a deixar o país, porém ficou foragido desde então em locais de comunidades distantes dos grandes centros da capital pernambucana e paraibana para evitar sua possível prisão para fins de expulsão do país. Os crimes que são imputados ao foragido em Portugal são crimes sexuais cometidos contra mulheres e já possuindo condenação de 6 anos e 2 meses. No Brasil já havia sido autuado por três vezes na Lei Maria da Penha em virtude de ter relacionamentos agressivos e conturbados com mulheres pernambucanas e paraibanas. O português confessou que comandava um ponto de venda de droga em Portugal e por isso foi denunciado pela própria mãe o que o forçou a fugir do país após o cometimento de vários crimes. De temperamento agressivo se envolveu em brigas com guardas municipais da Paraíba.

A prisão preventiva para extradição de TIAGO foi decretada pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes no dia 02 março de 2018 e visou atender a um pedido de extradição feita por Portugal ao governo brasileiro fundada na promessa de reciprocidade entre esses países de tratamento de casos análogos. Após receber o respectivo dispositivo legal de prisão, foram realizados levantamentos por parte de policiais federais da Superintendência em Pernambuco que de posse da autuação pela Lei Maria da Penha em Recife/PE foi montada uma operação conjunta entre as polícias federal e militar que resultou em sua localização e consequente prisão. O Português foi encontrado e preso após trocas de informações repassadas pela Polícia Federal para Policiais Militares da Rádio Patrulha/Malhas da Lei, no Bairro de Santo Amaro, porém residia em diversos comunidades como “V8” e dos “Coelhos” e não tinha o costume de ficar por muito tempo em ligares fixos a fim de que não fosse possível a sua identificação, A prisão ocorreu sem nenhum transtorno e o estrangeiro não esboçou qualquer tipo de reação.

Trazido para a sede da Polícia Federal no Cais do Apolo e posteriormente encaminhado para Delegacia de Imigração no Aeroporto, o conduzido tomou ciência de sua prisão e após as formalidades legais foi submetido a exame de corpo de delito no IML e logo em seguida foi recambiado para o COTEL- Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde permanecerá à disposição do Supremo Tribunal Federal aguardando os procedimentos administrativos para sua respectiva extradição.

Postado Por: Jailson Ferreira