PRESO EM SÃO PAULO ADVOGADO PERNAMBUCANO QUE ERA PROCURADO PELA INTERPOL

segunda-feira, 07 de outubro de 2019

A Polícia Federal através de sua Delegacia do Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP, somado aos esforços conjuntos de sua representação da INTERPOL-Polícia Internacional em Pernambuco, prendeu no dia 06/10/2019, por volta das 8h, RODOLFO JOSÉ COTTARD GIESTOSA FILHO, advogado, 33 anos, natural de Recife/PE.

A prisão aconteceu quando o suspeito desembarcou no aeroporto de Guarulhos/SP vindo de um voo procedente de Los Angeles-EUA na condição de passageiro. Após ter feito os procedimentos de imigração foi detectado pelos policiais federais que ele estava sendo procurado em vários países através da difusão vermelha no sistema da INTERPOL, tendo de imediato recebido voz de prisão e tomado ciência do Mandado de Prisão expedido em seu desfavor desde o dia 23/05/2019 pela segunda vara criminal da Justiça Estadual/PE. O preso encontra-se na Custódia do Aeroporto da Polícia Federal em Guarulhos/SP onde ficará a disposição da Justiça Estadual de Pernambuco.

RODOLFO JOSÉ COTTARD GIESTOSA FILHO é investigado pela Polícia Civil/PE, em virtude de ter aplicados golpes oferecendo a emissão de documentos de cidadania estrangeira e de revalidação de diploma para profissionais que querem trabalhar fora do Brasil. Ao todo, 34 pessoas relataram ter sido vítimas do advogado contratado para realizar o serviço. Em Pernambuco, 08 (oito) pessoas prestaram denúncias nas delegacias da Madalena e de Boa Viagem e outras 26 (vinte e seis) vítimas residem nos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.

As vítimas relataram à polícia que o advogado solicitava pagamento adiantado entre R$ 6.500 e R$ 9,500 reais, para realizar serviços especializados na emissão de cidadania estrangeira, abertura de empresa na Europa e revalidação de diploma para profissionais formados que desejam trabalhar fora do país. E depois que recebia o dinheiro, desligava o aparelho celular e não dava mais satisfações às pessoas. O advogado possui dois registros na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo um em Pernambuco e outro no Distrito Federal. O advogado encontrava-se foragido desde maio deste ano e desde estão passou a residir em Portugal e o seu nome foi lançado na difusão vermelha da INTERPOL no dia 16/07/2019. A seccional da OAB em Pernambuco já decidiu pela abertura de processo contra o advogado.

A Organização Internacional de Polícia Criminal, mundialmente conhecida como Interpol, é uma organização internacional que ajuda na cooperação de polícias de diferentes países. Foi criada em Viena, na Áustria, no ano de 1923 e hoje sua sede é em Lyon, na França e tem a participação de 194 países membros. Trata-se de uma central de informações para que as polícias de todo o mundo possam trabalhar integradas no combate ao crime.

Fonte: Polícia Federal

Postado Por: Jailson Ferreira