FUNASE RESTRINGE VISITAS A ADOLESCENTES INFRATORES E ADOTA MEDIDAS PARA PREVENIR CORONAVÍRUS
Medidas foram anunciadas nesta sexta (20). Foi proibida a transferência de jovens de outros estados para unidades da instituição.

O governo decidiu restringir, a partir desta sexta-feira (20), as visitas a adolescentes infratores internados em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A medida foi tomada para diminuir a disseminação do novo coronavírus e tem como um dos efeitos a redução de visitantes e proibição de transferências de jovens de outros estados para unidades da instituição.
Ainda nesta sexta o governo divulgou a suspensão de visitas ao sistema prisional do estado. Com a nova determinação, cada adolescente só poderá receber um visitante por vez. Não será permitida a entrada de pessoas do grupo de risco para agravamento da Covid-19: idosos, gestantes, crianças e doentes crônicos.
Também ficam reduzidas as transferências administrativas entre unidades da Funase. Serão mantidas as ações esportivas, pedagógicas e culturais, para tentar minimizar os efeitos das limitações de visitas e ausência de aulas. Entretanto, não poderão ser realizados eventos com aglomerações de pessoas.
Ainda de acordo com o governo, houve redução no horário de trabalho de profissionais não plantonistas e orientação para que se intensifique a limpeza de espaços físicos, bem como aquisição emergencial de itens de proteção individual e de kits de higiene pessoal. Atendimentos de saúde e odontológicos, quando não forem de urgência, também estão suspensos.
Em caso de adolescentes que tiverem sintomas gripais, os pacientes encaminhados à rede de referência do local onde as unidades estiverem situadas.
Profissionais de saúde determinarão a necessidade de isolamento do paciente ou de internação hospitalar. Se houver necessidade de isolamento, a Funase já dispõe de espaços para esse fim.
(Com informações do G1)
Postado Por: Paulo Fernando

