PF E POLÍCIAS CIVIS REALIZAM OPERAÇÃO NACIONAL CONTRA CRIMES SEXUAIS INFANTIS
A Polícia Federal amplia suas ações no combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Trata-se da Operação Nacional Proteção Integral III que busca identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil.
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 08/10/2025, a Operação Nacional Proteção Integral IIl, ocasião em que foram cumpridos, simultaneamente, 184 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de prisão preventiva e 03 vítimas resgatadas em todas as unidades da federação, sob a orientação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER/PF) com foco na identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Na ocasião do cumprimento dos mandados foram realizadas mais de 55 prisões em flagrante de pessoas que estavam de posse de material de abuso infantil. Participaram desse esforço conjunto 617 Policiais Federais e 277 Policiais Civis dos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A operação visa maior integração entre as forças policiais federais e estaduais, que atuam nos limites dos seus Estados, na persecução penal de criminosos que armazenam, compartilham, vendem e produzem material de abuso sexual infantojuvenil. Além disso, a Operação Nacional objetiva demonstrar o engajamento e o compromisso dos diversos agentes públicos envolvidos na defesa da dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas. Somente em 2025 – entre janeiro e setembro do ano corrente – a Polícia Federal, por meio dos Grupos de Capturas, cumpriu mais de 1.631 (um mil, seiscentos e trinta e um) mandados de prisão de foragidos da justiça pelo cometimento de crimes sexuais que estavam pendentes demonstrando o comprometimento de todas as áreas da Polícia Federal no combate a esses delitos.
Em Pernambuco, no âmbito da Operação Proteção Integral III, a Polícia Federal deu cumprimento a 04 mandados de busca e apreensão nos municípios de Paulista, Barreiros, Caruaru e Belo Jardim, onde foram apreendidos aparelhos celulares e um notebook! Na ocasião, não houve prisões em flagrante, porém todos os dispositivos passarão por exame pericial definitivo com vistas a detectar possível armazenamento e/ou compartilhamento de arquivos de imagem e/ou vídeo contendo cenas de abuso sexual infantil, cujas penas somadas podem chegar a 10 anos de reclusão.
Postado Por: Jailson Ferreira






