PF E CGU DEFLAGRAM OPERAÇÃO “CÁTEDRA” CONTRA CORRUPÇÃO E FRAUDES EM LICITAÇÕES EM PERNAMBUCO

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Ação cumpre 12 mandados de busca e apura esquema envolvendo desvios em compras de gêneros alimentícios para instituição federal de ensino

A Polícia Federal em Pernambuco, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (11/12) a Operação Cátedra, voltada ao combate à corrupção, fraudes em licitações, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 13ª Vara Federal de Pernambuco, foram cumpridos simultaneamente nos municípios de Abreu e Lima, Barreiros, Bezerros, Escada, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão. Aproximadamente 60 policiais federais participaram da ação.

De acordo com as investigações, foram identificados vícios em processos licitatórios para aquisição de gêneros alimentícios destinados a uma entidade federal de ensino. Há indícios de contrafação documental, vínculos indevidos entre empresas concorrentes e repasses financeiros feitos por um fornecedor a servidores da autarquia, utilizando contas de “laranja”.

Os desvios atingem diretamente recursos destinados à alimentação escolar, comprometendo a nutrição, a permanência e o desempenho acadêmico dos estudantes. Irregularidades envolvendo produtos usados em atividades acadêmicas também impactam a qualidade do ensino oferecido.

As diligências apuram crimes de frustração ao caráter competitivo de licitação, fraude em processo licitatório, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas máximas somadas podem chegar a 50 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência ao termo latino cathedra, que significa “cadeira” ou “assento do professor”, simbolizando o ambiente acadêmico onde os crimes teriam ocorrido.

Postado Por: Jailson Ferreira