PMs OBRIGAM JOVENS A OUVIR BARULHO DE ESCAPAMENTO DE MOTO NO SERTÃO; CASO GERA INVESTIGAÇÃO

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Policiais militares foram flagrados submetendo jovens a uma abordagem abusiva em Ipubi, no Sertão de Pernambuco, no domingo (23). Em vídeos gravados pelos próprios PMs, os rapazes são colocados ao lado do escapamento de motos ligadas e obrigados a ouvir o barulho alto provocado intencionalmente. As imagens ainda mostram um policial desferindo chutes na cabeça de alguns deles.

A situação, divulgada pelo site Araripina em Foco e confirmada pelo Diario de Pernambuco nesta terça-feira (25), ocorreu quando grupos de jovens se dirigiam para o “Graufest”, evento que acontecia na cidade. Segundo relatos, motociclistas estariam trafegando pelas ruas fazendo barulho excessivo.

O organizador do evento, Ryan Morais, explicou que foram feitas orientações para evitar manobras perigosas e tumultos, mas destacou que o comportamento individual dos participantes foge ao controle. O panfleto do evento, inclusive, alertava para a proibição de manobras e excessos.

Um dos jovens abordados relatou, em mensagens obtidas pelo Diario, que a ação policial aconteceu a cerca de cinco quilômetros do pátio de eventos. Ele afirmou que não deseja se manifestar publicamente por “não gostar de mexer com polícia”.

Nos vídeos, ao menos quatro rapazes aparecem sendo pressionados pelos policiais. “É bom? Vão fazer ainda?”, pergunta um PM enquanto o escapamento da moto é acelerado, recebendo a negativa dos jovens.

PM e SDS abrem investigação

A Polícia Militar informou que a 9ª CIPM instaurou uma Investigação Preliminar para apurar a conduta dos envolvidos. A Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) também abriu procedimento preliminar e acompanha o caso.

O órgão reforçou que nenhuma vítima procurou, até o momento, registrar denúncia formal. A Ouvidoria da SDS funciona 24 horas para recebimento de relatos.

Postado Por: Paulo Fernando