OPERAÇÃO EREBUS DESARTICULA ESQUEMA DE FRAUDES COM “IDOSA DE ALUGUEL” EM ÁGUAS BELAS

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Uma operação da Força-Tarefa Previdenciária desarticulou, nesta terça-feira (21), um esquema de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que utilizava uma idosa de 87 anos para se passar por beneficiários falecidos. A ação, batizada de Operação Erebus, foi deflagrada no município de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Federal, a idosa, que não teve o nome divulgado, era usada pelo grupo criminoso para comparecer a agências bancárias e receber valores referentes a benefícios previdenciários de pessoas já mortas. Uma jovem de 21 anos também é investigada por participar do esquema, atuando no aliciamento de idosos e falsificação de documentos.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 31ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, foram recolhidos documentos e materiais que devem reforçar as investigações. A PF informou que a idosa já foi indiciada 18 vezes por estelionato previdenciário e teria assumido a identidade de pelo menos 13 beneficiários diferentes para receber os pagamentos indevidos.

As investigações tiveram início após a detecção do uso de um documento falso na abertura de uma conta bancária, utilizada para sacar valores acumulados de quatro anos de um benefício irregular. A Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) identificou que o nome usado na fraude pertencia a uma pessoa já falecida.

Segundo a PF, o prejuízo causado ao INSS ultrapassa R$ 100 mil, mas há indícios de que o montante total possa ser ainda maior. A dupla também teria envolvimento com a Operação Grife, deflagrada pela Delegacia da Polícia Federal em Caruaru, que investigou fraudes semelhantes.

A Força-Tarefa Previdenciária é uma ação conjunta entre o Ministério da Previdência Social e a Polícia Federal, criada para combater fraudes e irregularidades que causam prejuízo aos cofres públicos.

Postado Por: Paulo Fernando