ADOLESCENTE DIZ QUE MATOU MENINO AUTISTA EM BELO JARDIM POR DÍVIDA DE R$ 6 MIL DO PAI DA CRIANÇA COM ELE

quinta-feira, 07 de agosto de 2025

Um adolescente de 17 anos foi apreendido nesta quinta-feira (7) após confessar ter matado o menino autista Alexsandro Vital, de 10 anos, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. O crime aconteceu na noite da quarta-feira (6), no residencial Vila Bela, às margens da BR-232. A criança foi encontrada morta dentro de um galpão desativado, com sinais de esganadura por cabo de aço e uma pedra sobre o tórax.

Durante coletiva de imprensa na delegacia, os delegados Marcelo Francisco, da 15ª DESEC, e Walkis Pacheco, da 104ª Circunscrição, detalharam a investigação. O menor foi identificado por câmeras de segurança que registraram ele e a vítima caminhando juntos em direção ao local do crime. Além disso, as roupas usadas por ele no momento do homicídio foram apreendidas e passam por análise.

Segundo a polícia, o adolescente teria atraído Alexsandro com o pretexto de ajudá-lo a pegar um pneu para brincar. Já dentro do galpão, cometeu o assassinato. Em depoimento, apresentou versões contraditórias. _“Primeiro disse que foi buscar tala de pipa, depois falou em pneu. Isso é comum quando alguém tenta montar uma história para justificar um crime tão grave”,_ afirmou o delegado Marcelo Francisco.

Como possível motivação, o adolescente alegou que o pai da vítima – que está preso por tráfico de drogas – devia R$ 6 mil a ele. Segundo a versão apresentada, Alexsandro estaria sendo usado para transmitir recados e ameaças relacionadas à dívida.

Ainda segundo a investigação, o adolescente é natural de Belo Jardim, mas mora em Canhotinho com a mãe, onde o pai cumpre pena. Ele estava em Belo Jardim para visitar a avó materna, que também é moradora do residencial Vila Bela.

Durante o interrogatório, o menor chegou a simular arrependimento, mas não convenceu os investigadores. _“Ele chorou no final, mas não demonstrou verdadeiro remorso. O que se responde é pelo que se faz – e o que ele fez foi um crime bárbaro”,_ afirmou Walkis Pacheco.

Após ser apreendido, o adolescente foi apresentado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e transferido para outra unidade da Polícia Civil da região, que não teve o local divulgado por questões de segurança, diante da forte repercussão do caso. A internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), em Caruaru, ainda não foi oficializada.

A Polícia Civil também destacou o empenho das equipes da 15ª DESEC e da 104ª Circunscrição, que atuaram de forma ininterrupta desde o início do caso. _“Essa dedicação pessoal de cada policial foi fundamental para o desfecho rápido. Muitos abriram mão da folga pós-plantão para continuar as diligências”,_ concluiu Marcelo.

O velório de Alexsandro acontece às 10h desta sexta-feira (8), na Travessa Francisco Muniz Arraes, em Belo Jardim, de onde o corpo seguirá para sepultamento no cemitério local.

(Com informações do https://www.bj1.com.br)

Postado Por: Paulo Fernando