CINCO ANOS SEM EDNALDO GUEDES: A VOZ QUE FICOU NA MEMÓRIA E NOS CORAÇÕES

sexta-feira, 25 de julho de 2025

No dia 25 de julho de 2020, o rádio do Agreste Pernambucano perdeu uma de suas vozes mais queridas e autênticas. Aos 47 anos, o radialista Ednaldo Guedes partiu, vítima da Covid-19, deixando um vazio profundo nos estúdios, nas ondas do rádio e, sobretudo, nos corações dos ouvintes, colegas e familiares que jamais o esquecerão.

Internado no Hospital de Campanha de Lajedo com sintomas respiratórios, Ednaldo teve seu quadro agravado no dia 19, quando sofreu duas paradas cardíacas e precisou ser transferido, em estado grave, para o Hospital Nossa Senhora das Graças, em Recife. Em coma e entubado na UTI, ele lutou bravamente por dias, mas infelizmente não resistiu.

Mais do que um comunicador, Ednaldo era uma presença diária na vida de muitos. Foram mais de 11 anos comandando o “Show da Tarde” na Rádio Asas-FM de Lajedo, programa que marcou gerações e se tornou referência na radiodifusão do interior. Com sua voz inconfundível, carisma cativante e uma paixão genuína pela profissão, ele informava, entretinha e emocionava seus ouvintes — muitos dos quais o consideravam um amigo, mesmo sem nunca tê-lo visto pessoalmente.

Sua trajetória brilhante no rádio começou cedo, passando por diversas emissoras até encontrar na Asas-FM sua casa definitiva. Ednaldo foi mais que um radialista: foi porta-voz do povo, defensor das causas sociais e uma inspiração para muitos jovens comunicadores que seguiram seus passos.

O adeus foi silencioso, como exigia o momento da pandemia. Sem velório, mas com um cortejo comovente que percorreu Lajedo, Jupi e seguiu até o Cemitério São Miguel, em Garanhuns, onde foi sepultado sob forte comoção. Lágrimas, orações e uma certeza: Ednaldo Guedes jamais será esquecido.

Hoje, sua voz já não ecoa pelos alto-falantes, mas vive nas lembranças de cada ouvinte que encontrou consolo, alegria ou informação em seus programas. Vive também na saudade imensa de familiares e amigos, e no respeito eterno de colegas de profissão que com ele aprenderam o verdadeiro valor da comunicação feita com o coração.

Ednaldo Guedes partiu, mas sua história ficou. E ela continua sendo contada, todos os dias, por aqueles que aprenderam a admirar não apenas o profissional, mas o ser humano gigante que ele foi.

Postado Por: Paulo Fernando