CURSO DE DESENVOLVIMENTO WEB: BACK-END X FRONT-END, QUAL ESCOLHER?

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Se você é ou tem algum amigo da área de tecnologia da informação (TI) com certeza já ouviu piadinhas e até mesmo uma certa disputa entre desenvolvedores back-end e front-end. Durante muito tempo, inclusive, a galera do back-end se dizia a com o trabalho mais difícil e importante. 

Hoje, porém, a narrativa é bem equilibrada! Afinal, com a rápida digitalização, as empresas perceberam que ambos os profissionais são importantes e fundamentais para o desenvolvimento de suas plataformas.

Assim, sejam os programadores front-end com seus HTMLs, CCS e JavaScript, ou back-end, com outras linguagens e frameworks, cada um tem seu espaço no mercado. Desde que, claro, tenha as habilidades para isso, que podem ser rapidamente obtidas em um curso de desenvolvimento web online.

Todas as ferramentas estão no curso de desenvolvimento web

Já que não há mais muita picuinha por espaço entre os profissionais front-end e back-end de desenvolvimento web, um curso está sendo capaz de formar todos os tipos de programadores.

Você pode ir pelas vias tradicionais, como as universidades, e passar alguns anos por lá estudando teoria. Ou então, pode ter uma experiência prática e imersiva de um bootcamp para programação, e em poucos meses sair pronto para começar a trabalhar em qualquer lugar.

Mas antes de abordar essa metodologia, vale explicar como o desenvolvedor web front-end e back-end trabalha.

Eu sou do time front-end!

Como as empresas passaram a entender que não basta ter um aplicativo extremamente funcional, se ele não tiver uma interatividade bacana, o trabalho do front-end cresceu muito! Afinal, eles estão no olho do furacão, lidando com aspectos técnicos e ações presentes na interface gráfica, garantindo a melhor vivência ao usuário.

Para focar nesta área mais “frontal” dos apps, o front-end estuda ao longo do curso várias linguagens para programação (HTML, CSS, JavaScript). Estas ferramentas são muito importantes para os programadores desta área.

Sou do time back-end!

Na outra ponta do desenvolvimento web está o back-end. O próprio nome sugere já sugere que ele está “atrás” (back) do aplicativo. É mais ou menos como se ele trabalhasse no coração do software, garantindo que tudo está devidamente conectado e acessível nos bancos de dados e servidores. 

A partir deste trabalho mais “invisível” do back-end ao usuário final, há uma grande comparação com os profissionais de front-end. Por isso, é comum os cursos ficarem em linguagens de programação e frameworks.

Mas e se a gente juntasse esses dois programadores em um só?

Habilidades de back-end e front-end em um único full stack

Parte dessa briga entre os programadores deixou de existir também pela chegada do profissional full stack. Este é o cara que senta na frente de um desafio e consegue transitar facilmente entre back-end e front-end. Não à toa este profissional é bastante desejado pelas empresas, mas muito difícil de serem encontrados.

Assim, o profissional front-end e back-end opera uma montanha de linguagens de programação e tecnologias – JavaScript, HTML, frameworks, banco de dados e muito mais. 

Com essa noção mais refinada e completa da aplicação, ele se torna capaz de apresentar uma visão também mais estratégica, o que é muito valorizado pelas empresas atualmente. Esta também se tornou uma forma das companhias economizarem dinheiro, contratando apenas um funcionário e não mais dois: um para o front-end e outro para o back-end.

Rotina do desenvolvimento web

Considerado muito dinâmico, o trabalho de um desenvolvedor web flutua entre as mais simples até as mais avançadas tarefas. Facilmente você vai se deparar com situações de analisar ou produzir pequenas linhas de códigos para um site de textos ou então trabalhar em um complexo programa para um e-commerce. Além disso, há toda uma preparação para operar CMS, servidores e outros bancos de dados importantes.

Curso de desenvolvimento web: rápido e eficiente

A procura pelo desenvolvimento próprio muitas vezes pode ser difícil. O tempo de formação nem sempre está de acordo com o que imaginamos ou precisamos. A experiência também pode deixar a desejar. Por isso, um bootcamp pode ser o melhor lugar para você estudar.

Mas antes de sair se matriculando em qualquer escola, dê uma olhadinha no que você precisa encontrar nesse tipo de curso de desenvolvimento web,

O primeiro ponto é saber se, de fato, aquela instituição tem bons feedbacks. Não adianta participar de uma escola que não é reconhecida por formar bons profissionais. Então, atenção neste ponto!

Além disso, o escopo de estudo deve estar super alinhado com o que as empresas vão exigir de seu conhecimento. Ou seja, back-end e front-end precisam ter os aprendizados necessários com todas as metodologias de programação, e experiências práticas que não só aumentem seu conhecimento, mas que permitam também você criar um portfólio durante a formação.

Por fim, é sempre bom dar uma olhadinha em quem são os professores daquela escola. Afinal, você vai querer pagar para aprender com tutores realmente experientes e com conhecimentos valiosos a serem passados nas aulas.

Quer uma dica de bootcamp? TripleTen!

Aqui, a gente não fica em cima do muro. Sabemos da dificuldade que é escolher um bom curso de desenvolvedor web sozinho, e não é nada difícil a gente cair em algumas ciladas no meio do caminho. Por isso, nossa sugestão é a TripleTen Brasil!

Um dos primeiros pontos de interesse é o fato de que seus cursos já foram várias vezes premiados nos Estados Unidos. Além disso, eles já conseguiram formar mais de 5 mil alunos no mundo todo, o que é muita coisa!

Melhor que isso, os alunos da TripleTen conseguiram um novo emprego em menos de seis meses, com salários que variam entre R$ 3,4 mil e R$ 10 mil por mês, independente da área: back-end, front-end e full stack.

Sendo assim, as cartas estão na mesa. E se você quiser um empurrãozinho para se tornar um desenvolvedor de sucesso, use o cupom FUTUROBR30 no site da https://tripleten.com.br/ para garantir 30% de desconto na sua matrícula!

Postado Por: Paulo Fernando