ENTULHOS, LIXO E DESCASO COM RESTOS MORTAIS NO CEMITÉRIO SÃO MIGUEL, EM GARANHUNS

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

O Portal Agreste Violento recebeu imagens e o relato de um Cidadão cujo membro da família foi sepultado nesse domingo (22), no Cemitério São Miguel, em Garanhuns, no Agreste Pernambucano. Na mensagem, ele registra sujeira e falta de organização.

Nas imagens é possível identificar muitos entulhos e lixo no interior do Cemitério, mesmo a Prefeitura de Garanhuns garantindo ter feito a limpeza geral para o Dia de Finados.

Segundo o Cidadão, os ossos retirados dos túmulos também não vêm tendo a atenção devida por parte da Administração Municipal. “Os ossos do meu parente foram colocados numa bolsa de supermercado, sem qualquer identificação. É um verdadeiro descaso e falta de respeito, pois não se trata apenas de ossos e sim dos restos mortais de pessoas que temos estima e consideração. Vejo que falta estrutura para os trabalhadores do Cemitério, pois sei que se tivesse pelo menos um saco apropriado, os funcionários colocariam, assim como se tivesse funcionários, o Cemitério não estaria sujo como continua”, observou o Cidadão em contato com o Portal Agreste Violento.

A POSIÇÃO DA PREFEITURA – Através do administrador do Cemitério São Miguel, o servidor público Cícero Leite, a Prefeitura de Garanhuns registrou que vem trabalhando para retirar os entulhos do interior do Cemitério. Ainda segundo o Administrador, todo o mato e lixo existente no interior do Cemitério foi retirado nas semanas que antecediam o Dia de Finados e que “a prioridade agora é a retirada dos entulhos”.

Já em relação aos restos mortais colocados numa sacola plástica, o Administrador registrou que “devido ao número de sepultamentos ocorrido no Cemitério, o estoque de sacolas destinadas para tal finalidade acabou durante o final de semana, tendo o Coveiro adotado a postura de usar a sacola plástica para acondicionar os restos mortais”, fato que segundo o Administrador do Cemitério já foi resolvido com a devida reposição dos estoques e acréscimo na quantidade do item para novos desabastecimentos não sejam registrados.

O Servidor Municipal também registrou que no Mercado Funerário são comercializados sacos com identificação para casos específicos de translado de um Cemitério para outro, todavia esse material não é fornecido pelo Cemitério e sim adquirido pelos familiares.

Postado Por: Paulo Fernando