segunda-feira, 04 de outubro de 2021

A Polícia Federal foi acionada e encontrou 06 aparelhos em duas agências bancarias de Santa Cruz do Capibaribe/PE

A Polícia Federal foi acionada no dia 01/10/2021 por volta das 21:30h, pela Caixa Econômica Federal em virtude de duas agências (uma no centro e outra no bairro de São Cristóvão) ambas localizadas em Santa Cruz do Capibaribe/PE terem sido alvo de investidas de criminosos por terem instalados aparelhos para roubar dados dos clientes e clonar cartões. Durante a noite e madrugada, a guarda municipal e PM ficaram preservando o local pra ninguém entrar. O aparelho foi descoberto após uma mulher ir até a agência da CEF no centro acompanhada de uma criança para fazer um saque em um dos caixas. A criança mexeu no aparelho e acabou retirando o dispositivo, que estava no local da leitura do código de barras.

A Polícia Federal esteve no local no dia seguinte para fazer a perícia de local de crime e constatou que nas duas agências foram instalados seis dispositivos, sendo três em cada agência. Todos os equipamentos foram retirados e levados para a Delegacia de Polícia Federal em Caruaru onde as investigações terão continuidade visando identificar e prender os criminosos que colocaram os dispositivos maliciosos. Quem comete esse crime incorre em furto qualificado cujas penas variam de 2 a 8 anos de reclusão.

ENTENDA O GOLPE:

Um dispositivo foi instalado no num ponto estratégico do terminal eletrônico com duas microcâmeras apontadas uma para o teclado e outra para o local onde se insere o cartão do banco. O objetivo é gravar o número do cartão e a senha digitada pelo correntista no teclado. E com essas duas informações os bandidos podem confeccionar novos cartões e fazerem saques e contrair empréstimos em nome dos correntistas ou até mesmo fazerem compras pela internet.

COMO SE LIVRAR DESTE GOLPE:

Primeiro: Assim que for fazer qualquer pagamento ou saque com o seu cartão procure observar se não existe algum dispositivo eletrônico acoplado ao caixa com uma microcâmera instalada, Via de regra tem formato retangular e possui um pequeno orifício apontado para o teclado e local onde se insere o cartão.

Segundo: Todas as vezes que for digitar a sua senha no teclado do caixa eletrônico procure colocar uma mão sobre a outra com o objetivo de impedir a filmagem de senha ou a visualização de pessoas que estão ao seu redor.

Se for constatada a adulteração ou o seu cartão ficar preso no terminal eletrônico entre em contato urgente com o banco através do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente (geralmente a instituição financeira manda um funcionário de segurança privada imediatamente ao local verificar o que está ocorrendo com o terminal), funcionário credenciado ou para a polícia militar através do número 190.

Postado Por: Jailson Ferreira


CONTADORA

CONTADORA

CURVELO

CURVELO
.
.