ÁLVARO PORTO PEDE VACINAÇÃO IMEDIATA PARA POLICIAIS CIVIS E OFICIAIS DE JUSTIÇA

terça-feira, 08 de junho de 2021

A vacinação imediata de policiais civis e oficiais de justiça contra a Covid-19 foi motivo de apelo encaminhado ao governo do estado, nesta terça-feira (08.06), pelo deputado estadual Álvaro Porto (PTB). No caso dos policiais, o parlamentar solicitou, ainda, que estes profissionais sejam vacinados diretamente pelos municípios.

Nos requerimentos protocolados junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Porto destaca que, no dia 06 de abril, data do início da vacinação dos profissionais da segurança do Estado, os policiais civis comemoraram, uma vez que a medida traria a estes profissionais uma maior tranquilidade para exercerem a função de garantir tranquilidade e segurança à população.

Todavia, destaca ele, os policiais civis tem se queixado do ritmo lento na vacinação do efetivo. Isso porque, diferentemente de outras categorias, como rodoviários e policiais penais, que são vacinados diretamente pelos municípios juntamente com as demais prioridades do Plano Estadual de Vacionação, os civis estão sendo vacinados unicamente em locais indicados pela própria Policia Civil, o que, diante da limitada estrutura, torna lento o processo de vacinação.

Tanto que, após 45 dias do inicio da vacinação, apenas cerca de 3.000 policiais civis foram vacinados, de um efetivo total de aproximadamente 6.300 policiais. “Esta realidade, em virtude da excessiva burocracia, acaba por expor grande parte do efetivo policial à elevado risco de contaminação o que compromete o já insuficiente efetivo policial, dificultando a garantia de segurança a população”, diz.

O deputado ressalta que estes profissionais, por exercerem atividades essenciais, não pararam seus trabalhos em nenhum momento durante período de pandemia.

“Dessa forma, diante da essencialidade das funções por eles exercidas, se mostra necessário que seja garantida a vacinação imediata”.

No que diz respeito ao apelo em favor da inclusão dos oficiais de justiça na categoria prioritária do Plano de Vacinação contra à Covid-19, o deputado salienta que se trata de profissionais que têm fundamental importância para o bom andamento do Poder Judiciário e que acabam por se expor constantemente, já que atuam em presídios, hospitais, bairros e em todos os setores do Judiciário.

O deputado frisa que assim como os policiais civis, estes profissionais não pararam seus trabalhos no período de pandemia, e que, apesar da implantação do home office em diversos setores dos Tribunais, os oficiais de justiça cumprem suas funções normalmente.

Os apelos foram endereçados ao governador Paulo Câmara, ao secretário de Saúde, André Longo, e ao secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

(Com informações da Assessoria de Comunicação)

Postado Por: Paulo Fernando