HOSPITAL DOM MOURA PASSA A CONTAR COM NOVO CENTRO DE IMAGENS

quinta-feira, 03 de setembro de 2020

Setor passa a ser equipado com raio-X digital, que vai ampliar em cinco vezes o quantitativo de exames realizados

O secretário estadual de Saúde, André Longo, participou, na manhã desta quinta-feira (03.09), da inauguração do novo Centro de Imagens do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, equipado com um novo aparelho de raio-X, além da recuperação da estrutura predial externa da unidade. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 350 mil na compra do aparelho e nas obras estruturais. A unidade já tinha ganho um equipamento de radiologia portátil em junho, ampliando para R$ 650 mil os investimentos no serviço. O novo equipamento digital vai ampliar em até cinco vezes o quantitativo de exames, saindo dos atuais 100 para até 500 diariamente. Com a inauguração do novo Centro de Imagens, a unidade passa a contar com três raios-X para o atendimento da população.

“A partir de hoje, este novo aparelho digital já passa a atender aos pacientes do Hospital Dom Moura, serviço tão importante para os moradores do Agreste Meridional pernambucano. O equipamento atenderá todas as especialidades presentes na unidade, onde este exame de imagem se faça necessário para investigação e definição da conduta médica adotada para cada paciente”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo. O secretário ainda ressaltou que “este investimento está dentro do planejamento do governador Paulo Câmara para reestruturar e requalificar os nossos hospitais do interior”.

Durante a inauguração, o secretário André Longo adiantou que, em breve, o Dom Moura também ganhará um tomógrafo para reforçar o Centro de Imagem. A equipe de engenharia da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) esteve no local para analisar a área para que seja feito o projeto estrutural para receber o novo equipamento.

“Esse tomógrafo irá qualificar ainda mais os processos de diagnóstico dos pacientes da região”, frisou Longo. O Hospital Regional Dom Moura é uma unidade de referência em diversos atendimentos de emergência em especialidades como clínica médica e cirúrgica, obstetrícia, pediatria e ortopedia para a população dos 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (Geres), com seus mais de 500 mil habitantes.

Anualmente, o serviço realiza uma média de 90 mil atendimentos, 2,5 mil partos e cerca de 1,5 mil procedimentos cirúrgicos. O serviço ainda oferta à população atendimentos ambulatoriais nas áreas de ginecologia, ortopedia, neurologia, pediatria, cardiologia, pré-natal de alto risco, cirurgia geral e urologia, otorrinolaringologia, dermatologia, neuropediatria e geriatria, através do Programa Saúde do Idoso, ambulatório de microcefalia. Por ano, o ambulatório realiza uma média de 2,2 mil consultas.

Postado Por: Paulo Fernando