PREFEITURA INAUGURA PSF NO ASSENTAMENTO BARRA NOVA, EM ÁGUAS BELAS

sábado, 25 de julho de 2020

A Prefeitura de Águas Belas inaugurou neste sábado (25) o Posto de Saúde da Família (PSF) Barra Nova, no assentamento Barra Nova. A estrutura vai possibilitar melhores condições de atendimento aos profissionais de saúde e ampliação dos serviços ofertados aos pacientes das mais de 14 comunidades assistidas pelo PSF.

Atualmente, o PSF Barra Nova funcionava de maneira itinerante, com atendimento em diferentes lugares, sem os aparatos e suportes necessários, como relata o médico do PSF, Jefferson Raimundo. 

“Quando a gente chegava em um local que era uma escola era o melhor local possível. Tem lugares que fazíamos atendimento na casa do povo, na sala, tem lugar que a gente fazia atendimento no bar, e tudo isso dificultava bastante”, lembrou o médico.

Pela falta de uma sede fixa, o atendimento do PSF Barra Nova era realizado uma vez por mês em cada localidade da região. Algo que gerava dificuldade para pessoas como a agricultura Maria Deonice de Lima, de 32 anos, moradora do assentamento Mata Escura II. 

“Era ruim pra gente porque adoecia um e não tinha transporte para ir até a cidade. A pessoa tinha que alugar um carro. Agora com esse postinho vai ficar melhor pra gente da comunidade. Vai ser muito bom”, comemora dona Maria.

Seu José Alves de Albuquerque, agricultor, 71, mora no assentamento Barra Nova e não esconde a felicidade em ver o sonho da comunidade ser realizado. “Eu estou vendo coisa que eu nunca vi na minha vida vindo aqui para nós”, ressaltou seu José, se referindo à estrutura do PSF.

Atualmente, o PSF Barra Nova é responsável por atender mais de 2 mil pessoas nas mais de 14 comunidades da região. Com a entrega do PSF, a população da região passa a receber novos serviços de atendimento.

“Nosso objetivo é estruturar o serviço de saúde do nosso município. Já entregamos duas UBSs, hoje o PSF Barra Nova, e nos próximos dias vamos entregar a UBS Meninos de Fora. Reformamos postos de saúde e colocamos ambulâncias em todos os distritos”, ressaltou o prefeito Luiz Aroldo.

Estrutura

O PSF conta com cinco salas e três banheiros (dois com acessibilidade). São duas salas para consulta, uma para vacinação, uma para a farmácia e a recepção.

Além da entrega do PSF, a Prefeitura de Águas Belas entregou kits de material de trabalho para os dez Agentes Comunitários de Saúde das comunidades (ACS) da região.

Para o ACS José Ayron Tenório Ferro, o PSF vai contribuir para o desenvolvimento do trabalho. “Faltava isso pra nós. Todas as reuniões aqui era o que a população reivindicava, e Luiz Aroldo supriu a necessidade da comunidade. Já para nós vai ser uma bênção pois vai trazer um grande suporte.”

Participação

Participaram da entrega o prefeito Luiz Aroldo, o vice Maurício, os vereadores Josué, Melke, Max, Júnior de Zé Carlos, Cristiane da Saúde, Elaine de Codinho (representando a vereadora Eniale), os presidentes do STR, Tavares, e da Coopanema, Nitalmo, as lideranças Santos, do MST, Edjose, secretários de governo, representações do estado, entre outros lideranças e autoridades.

Postado Por: Paulo Fernando