NOVO GOLPE ENVIA MENSAGEM OFERECENDO ACESSO GRÁTIS À NETFLIX ENQUANTO DURAR O PERÍODO DE ISOLAMENTO DO CORONAVÍRUS

segunda-feira, 23 de março de 2020

A Polícia Federal alerta para mais um golpe que está sendo enviado através de links divulgados no WhatsApp, Facebook e internet para os celulares e computadores das pessoas. Dessa vez os criminosos estão oferecendo de forma enganosa o acesso grátis da plataforma com todos os filmes e séries disponíveis na NETFLIX enquanto durar o período de isolamento contra do coronavírus e já foi enviado segundo a empresa em segurança digital PSAFE para mais de 1 milhão de pessoas e detectado cerca de 128 mil possíveis ameaças cibernéticas com termos relacionados a “coronavírus” ou “Covid-19”.

Desde a pandemia do coronavírus que os golpes virtuais tem se proliferado em contextos de crise e tem sido explorado por criminosos do ciberespaço para sustentarem as suas campanhas de ciberataques no alarmismo social e na atenção midiática global sobre o tema. É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções feitas por empresas e grandes lojas, liberação por parte do governo de vantagem financeira como FGTS, 13º salário, PIS para e aplicar golpes financeiros e captar senhas de acesso com temáticas personalizadas para enganar as pessoas. Infelizmente com a pandemia do Coronavírus, não tem sido diferente.

NESTE CASO, O GOLPE FUNCIONA ASSIM:

A mensagem que chega para as pessoas é essa: “Com a grande disseminação do coronavírus no mundo, a Netflix está liberando acesso a sua plataforma para os primeiros a se cadastrarem no site deles. Corre no site que é só para quem se cadastrar nos próximos 2 dias. É por pouco tempo”.* Você responde a um questionário, dizendo se está tomando os cuidados para a não proliferação do vírus, e se quer uma conta grátis da Netflix, independente da resposta, você verá a mensagem – Parabéns! Você ganhou! -. Em seguida é solicitado para o link ser compartilhado com 10 amigos e grupos de WhatsApp. Por fim, a pessoa é direcionada para preencher um cadastro com informações pessoais (CPF, endereço, RG, número de cartão crédito, Senha e Código de verificação). O perigo é que om esses dados o bandido pode abrir contas correntes m bancos virtuais ou físicos onde terá acesso a cartão de crédito, cheque especial, poderá abrir empresas fantasmas e fazer compras pela internet tudo em nome de terceiros. E quando as vítimas se dão conta são surpreendidas com contas em seu nome que não fizeram e dívidas que não contraíram. A boa notícia é que o link que foi utilizado para aplicação dos golpes já foi bloqueado.

COMO SE PROTEGER:

  1. Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais.
  2. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas.
  3. Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: agendamentos liberados até hoje, último dia para o saque, urgente, não perca essa oportunidade, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não averiguem a veracidade do conteúdo nas páginas e órgãos oficiais.
  4. Certifique-se no site oficial da empresa ou governamental sobre a veracidade do que está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de dinheiro, brindes, descontos ou até promessas de emprego. Nesse caso, a NETFLIX já esclareceu e alertou que são falsas as informações sobre o acesso grátis para ver filmes e séries em sua plataforma streaming enquanto durar a pandemia do Coronavírus.
  5. Nunca preencha nenhum cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados pessoais de links enviados pelo WhatsApp;
  6. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;
  7. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador.

Postado Por: Jailson Ferreira