ANVISA SUGERE QUE PROFISSIONAIS USEM MÁSCARAS FORA DA VALIDADE

sábado, 21 de março de 2020

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está recomendando que profissionais de saúde usem máscaras fora do prazo de validade ou reutilizem aquelas que ainda estejam em ‘condições de uso’.

Segundo uma nota técnica atualizada neste sábado (20), a Anvisa afirma que os profissionais de saúde devem tomar medidas de precaução e que, exepcionalmente, em situações de carência de insumos, as máscaras poderão ser reutilizadas pela mesma pessoa. “Se a máscara estiver íntegra, limpa e seca, pode ser usada várias vezes durante o mesmo plantão pelo mesmo profissional (até 12 horas ou conforme definido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do serviço de saúde)”, diz o comunicado.

A Anvisa orienta que os profissionais devem tomar cuidados no momento em que for retirar as máscaras para que elas não sejam contaminadas e possam ser reutilizadas. “Para remover a máscara, retire-a pelos elásticos, tomando bastante cuidado para não tocar na superfície interna e acondicione em um saco ou envelope de papel com os elásticos para fora, para facilitar a retirada da máscara.”

No caso das máscaras fora do prazo de validade, a Anvisa recomenda que os profissionais façam uma inspeção visual para verificar se o material teve sua integridade comprometida. A agência destaca que os materiais “podem não cumprir os requisitos para os quais foram certificados” e por isso é necessário uma avaliação antes do uso.

Postado Por: Paulo Fernando