EDUCAÇÃO PÚBLICA DE LAJEDO CRIA NÚCLEO DE INCLUSÃO PARA ALUNOS AUTISTAS

terça-feira, 17 de março de 2020

A Prefeitura de Lajedo é mesmo pioneira na inclusão social e educação inclusiva. Agora, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, o ensino público do município vai contar com o Núcleo de Inclusão. É um conjunto de profissionais que irão dar prioridade ao Autismo.

Levando em consideração que o município já dispõe desde 2013, primeiro ano da gestão do prefeito Rossine, um trabalho inclusivo com Libras (professor Ewerton), Braille (professor Adonis), Deficiência Física e Intelectual (professora Fátima).

A necessidade da criação do Núcleo veio do acolhimento com mediadores (também chamados tutores) e professores para formá-los capacitando-os para que as crianças possam se desenvolver melhor ainda nas escolas públicas. Todos receberão capacitação para aplicar métodos com atividades adaptadas de acordo com os imperativos dessas crianças com necessidades especiais e Autismo.

O Núcleo funciona na Secretaria de Educação de segunda a sexta no horário matinal e em breve levará as capacitações aos professores que já têm alunos com laudo de autista. No momento temos 29 crianças com laudo médico identificando o Autismo. A intenção também é fazer visitas escolares para acompanhamento dos profissionais capacitados e busca de novos alunos.

Além disso, pela Saúde o município dispõe de atendimento com neuropediatra responsável pela identificação e laudo. E o CAEEL (Centro de Centro de Atendimento Educacional Especializado  de Lajedo) que faz acompanhamento psicológico e psicopedagógico.

Postado Por: Paulo Fernando