PRF EMITE 365 AUTUAÇÕES DURANTE OPERAÇÃO VOLTA ÀS AULAS EM PERNAMBUCO

quarta-feira, 11 de março de 2020

Van escolar foi flagrada com excesso de lotação, cintos quebrados, bancos soltos e defeito na porta; pai de aluno enviou ofício solicitando apoio da PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu 365 autuações por diversas irregularidades durante a Operação Volta às Aulas, realizada entre os dias 09 e 10 de março, nas rodovias federais de Pernambuco. A iniciativa nacional teve como objetivo coibir infrações no transporte escolar e preservar a segurança de estudantes, que precisam utilizar os veículos diariamente.

Ao todo, foram fiscalizados 185 ônibus e vans, sendo recolhidos 38 veículos por diversas irregularidades. Entre as infrações verificadas, destacam-se a falta de habilitação e curso específico do condutor, não portar a autorização para conduzir escolares, ausência de equipamentos obrigatórios, mau estado de conservação e falta de sinalização dos veículos.

Durante a operação, foi retida uma van na BR 116 que realizava o transporte de 19 alunos da Zona Rural de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, para uma escola localizada no mesmo município. O veículo trafegava com excesso de lotação, cintos quebrados, bancos soltos, sem autorização para realizar esse tipo de transporte e os alunos precisavam segurar a porta da van pois a trava não fechava. Um pai de aluno soube da operação  e enviou um ofício à PRF na terça-feira (10), denunciando esse transporte.

Essa é a segunda etapa da Operação Volta às Aulas em Pernambuco. No primeiro momento, foram realizadas reuniões com representantes de prefeituras para orientar sobre os requisitos necessários ao transporte adequado dos estudantes.

As irregularidades mais graves serão encaminhadas ao Ministério Público, para que as medidas legais sejam tomadas e o transporte dos alunos ocorra de forma regular.

Postado Por: Paulo Fernando