POLÍCIA FEDERAL PROMOVE AÇÃO SOCIAL AMBIENTAL NA SERRA DO CRUZEIRO EM SALGUEIRO

terça-feira, 05 de abril de 2022

No dia 03/04/2022 em uma das atividades do COECI – Curso de Operações e Erradicação de Cultivos Ilícitos, promovido pela Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco, por intermédio da Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro/PE, os policiais federais realizaram ação social ambiental visando a limpeza da Serra do Cruzeiro que fica situada na cidade de Salgueiro/PE, como forma de conscientização e sensibilização da população local.

O COECI tem o objetivo de capacitar policiais e agentes de segurança para trabalharem nas operações de erradicação de plantios de maconha que são deflagradas em vários pontos do país. Todos os participantes do curso receberam sacos plásticos e foram coletando lixo durante a extensão da escadaria, como garrafas plásticas, tampas, latas e demais resíduos deixados por frequentadores do local.

A Serra do Cruzeiro constitui-se em um dos espaços mais utilizados pelos salgueirenses, quando eles querem entrar em contato direto com a natureza. Localizada na região dos bairros Primavera e Vila Militar a serra é muito frequentada e já se tornou tradição nos feriados, principalmente na semana santa, quando os visitantes sobem os degraus do cruzeiro para avistar a cidade com uma gratificante vista panorâmica.

O longo tempo de decomposição é um dos principais problemas dos resíduos plásticos. A maioria desses materiais demora mais de 100 anos para se decompor — dependendo do produto analisado, pode chegar a 400 anos. O problema se agrava porque muitas substâncias não são biodegradáveis, ou seja, não se decompõem facilmente. Fatores como a boa qualidade do plástico, a sua duração e resistência à umidade e aos produtos químicos dificultam a sua decomposição. A borracha, o vidro e o plástico se destacam entre os produtos com maior tempo de decomposição, podendo permanecer no ambiente por várias gerações.

Ainda de acordo com dados da ONU, em todo o planeta, são gerados, a cada ano, cerca de 300 milhões de toneladas de lixo plástico. Desse total, aproximadamente 8 milhões de toneladas vão parar nos oceanos, ameaçando a vida marinha e destruindo os ecossistemas naturais.

Postado Por: Jailson Ferreira