POLÍCIA REALIZA MAIS UMA IMPORTANTE OPERAÇÃO NA REGIÃO DO AGRESTE MERIDIONAL

quinta-feira, 17 de março de 2022

A Polícia Civil de Pernambuco, com apoio operacional da Polícia Militar, deflagrou, no dia de hoje (17), a 1ª FASE DA OPERAÇÃO EIXOS – 2022, operação permanente, fomentada por investigações realizadas na área da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns que tem como objetivo combater os crimes de homicídio, roubo, estupro, tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e a violência doméstica no Agreste Meridional.

Conforme a Polícia Civil, a ação ocorreu em todos os 23 municípios vinculados a 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, em todos os ambientes foram coletados elementos de prova, os quais ajudarão a concluir os inquéritos policiais vinculados, sendo assim destacada ações nas cidades de:

ÁGUAS BELAS – a equipe da delegacia local, sob o comando do Delegado James Karlos, juntamente com o efetivo da Polícia Militar, deu cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar (processo no 0304-34.2022.8.17.2150). Da referida busca resultou a prisão em flagrante de E. G. de B., pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, uma vez que em sua residência foram encontradas três armas de fogo, sendo duas espingardas tipo soca-soca e uma garrucha. No imóvel também foi apreendida uma motocicleta com sinais de adulteração.

BOM CONSELHO – a delegacia do município, com apoio da Polícia Militar, realizou diligências objetivando combater a prática de tráfico ilícito de entorpecentes na cidade de Bom Conselho, vindo a debelar uma “boca de fumo” existente na 3ª Travessa Boa Esperança, na residência do popular conhecido por “Tonho”, onde foram visualizados dois indivíduos sentados no sofá da sala, comercializando entorpecentes. Em virtude do estado de flagrante, foi dada voz de prisão aos indivíduos, sendo um identificado como A. S. de L., vulgo “Tonho” – proprietário da residência e alvo de inúmeras denúncias de comércio de drogas.

Ainda no local estava a pessoa de J. da S. B. que afirmou ser usuário e estaria ali comprando maconha para consumo pessoal, no caso, 25 gramas da erva. Durante as buscas realizadas no local, foram encontrados: 460g de maconha prensada, 35 big-bigs de maconha, 180 pedras de “crack”, balança de precisão, dois aparelhos celulares e a quantia de R$ 190,00 em cédulas variadas. Informações fruto de investigações pretéritas e no local evidenciaram que “Tonho” trabalha revendendo entorpecentes para o conhecido traficante Breno da Parmalat, o qual se encontra recolhido ao sistema prisional de Pernambuco por envolvimento com tráfico ilícito de drogas e homicídios praticados nas cidade de Bom Conselho/PE e Igaci/AL.

Após a prisão da dupla acima, policiais foram informados que a entrega do entorpecente na casa de “Tonho” era realizada pela pessoa de J. C. R. P., vulgo “Júnior”, o qual foi localizado e preso em sua residência, sendo todos os autuados conduzidos à DP local, onde “Tonho” e “Júnior” foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico, enquanto J. da S. B. foi autuado por posse de entorpecente.

Após a adoção dos procedimentos legais, os autuados foram encaminhados a 18ª Delegacia Regional em Garanhuns para serem apresentados em Audiência de Custódia.

SALOÁ – policiais civis, sob o comando da Delegada Caroline Roveri, deram cumprimento a Mandado de Prisão Preventiva em desfavor de M. C. da S. o Mateus, elemento suspeito de praticar um feminicídio no dia 10 de março, em desfavor de sua companheira; tendo lhe efetuado cinco golpes na cabeça da vítima com um pedaço de madeira, enquanto ela dormia. Após os procedimentos cabíveis, o envolvido foi conduzido à Delegacia Seccional para a apresentação em audiência de Custódia, ficando à disposição da Justiça.

LAGOA DO OURO – a delegacia do município, chefiada pelo delegado Helianthus Soares, procedeu ao cumprimento do mandado de prisão expedido pela Vara Única da Comarca de Correntes, em detrimento de L. da S. X., tendo em vista sentença condenatória pelos delitos de lesão corporal e ameaça com base na Lei Maria da Penha. A captura do imputado ocorreu em sua residência localizada na zona rural de Lagoa do Ouro. Após os procedimentos de praxe, o réu fora encaminhado ao Poder Judiciário, para a realização de audiência de custódia.

IATI – o Delegado James Karlos e equipe, juntamente com o efetivo da Polícia Militar, deram cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva (Processo no 0062-37.2022.8.17.2680), contra J. R. B. da S., acusado da prática de Estupro de Vulnerável (art. 217-A, CP), crime ocorrido em 2019, cuja vítima – uma menina, que é prima do autor – tinha apenas 06 anos de idade.

Durante as investigações realizadas pela equipe de agentes da delegacia, notou-se que o investigado tentou embaraçar a apuração dos fatos. Todavia, após resultado da Perícia realizada pelo IGFEC, chegou-se à autoria do crime, ensejando na expedição de mandado e prisão do suspeito.

CAPOEIRAS – as Delegacias de Capoeiras e Caetés, sob o comando do Delegado Patrick Dias, deram cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão, expedido em desfavor de J. M. V., objetivando a localização de arma de fogo que teria sido utilizada por ele em ameaça a sua então companheira. Realizada a busca, a citada arma não foi localizada, contudo foram colhidos elementos de convicção para investigação em andamento. A ação também teve importante caráter preventivo, no combate à violência contra a mulher.

JUPI – a Delegada Maria das Graças, em operação conjunta com a Polícia Militar, deu cumprimento ao Mandado de Prisão em desfavor de V.S.T, vulgo “Dourado”, indivíduo suspeito de envolvimento em homicídios na cidade e região. Após a adoção dos procedimentos legais, o preso foi encaminhado à 18ª Delegacia Regional em Garanhuns para ser apresentado na Audiência de Custódia.

LAJEDO – a Delegacia de Lajedo, sob o comando do Delegado Marcelo Francisco, com apoio operacional da 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns, deu cumprimento a um Mandado de Busca e Apreensão, expedido pelo juízo local, oportunidade em que foi apreendida uma espingarda calibre 12 e lavrado um flagrante em desfavor de J. E. S. pelo crime de posse irregular de arma de fogo. Após os procedimentos legais o autuado ficará à disposição da justiça.

A operação foi supervisionada pelo Delegado Seccional Marcos Omena e coordenada pelos Delegados(as) dos respectivos municípios.

Ainda segundo a Polícia Civil, na execução da operação foi empregado todo efetivo em atividade na área da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, assim como o importante apoio operacional do 9º BPM de Garanhuns e 11ª CIPM de Lajedo.

Postado Por: Jailson Ferreira