POLÍCIA FEDERAL RESGATA CRIANÇA EM PERNAMBUCO VÍTIMA DE SEQUESTRO INTERNACIONAL INTERPARENTAL

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

A Polícia Federal através de sua representação regional – INTERPOL promoveu o embarque por determinação da Vara da Infância e da Juventude de Jaboatão dos Guararapes de um menor de 5 anos de idade na última quarta-feira, dia 14/12/21 às 11:25h no Aeroporto Internacional dos Guararapes tendo acontecido a sua chegada em Zurique/Suíça no dia 15/12/21.

ENTENDA O CASO

O menor foi trazido da Suíça para o Brasil pela sua genitora, contra a vontade do pai, caso clássico de sequestro internacional interparental de menor. A mãe do menor, brasileira de 43 anos e com visto de residência na Suíça e o seu filho brasileiro, nascido em Zurique, foram anunciados como desaparecidos pela autoridade local de proteção à criança daquele país no dia 04/08/2021.

A genitora havia deixado aquele país sem avisar as autoridades locais, desobedecendo a lei local levando as autoridades a suspeitar que ela poderia expor seu filho a situação de vulnerabilidade por ter apenas 5 anos, e se ausentar de sua residência habitual para outro país.

Mediante solicitação da Polícia Cantonal de Solothurn na Suíça para a Coordenação Geral de Cooperação Internacional da PF em Brasília, o caso foi repassado para Representação Regional da Interpol em PE no dia 01/09/21 onde foi dada início as investigações para localização do menor, haja vista que sua mãe possuía parentes em Pernambuco.

Iniciadas as diligências, descobriu-se que no 06/10/2021 a genitora havia voltado para a Suíça, onde foi abordada pela Polícia Judiciária de Portugal no Aeroporto de Lisboa, a qual informou ter deixado seu filho menor com a avó materna. E teria se ausentado do Brasil com o objetivo de tentar renovar o passaporte da criança e resolver questões pessoais com o ex-marido. Depois de várias ações a criança finalmente foi encontrada na residência da tia em Candeias, Jaboatão dos Guararapes/PE.

Após várias tratativas para viabilizar o retorno da criança,  a Vara da Infância e da Juventude de Jaboatão dos Guararapes no 10/12/21 expediu alvará de viagem e determinou a volta da criança para a Suíça de posse de seu passaporte alemão, acompanhado do seu primo brasileiro.

Esse resgate da criança recebeu o nome de Operação Domiduca – Na mitologia romana, a deusa Domiduca (Adeona) protege as crianças no caminho de volta à casa dos pais.

Da Polícia Federal

Postado Por: Jailson Ferreira