POLÍCIA FEDERAL REALIZA AÇÕES EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DE COMBATE ÀS DROGAS – 26 DE JUNHO

sexta-feira, 25 de junho de 2021

No Aeroporto existe um trabalho específico no combate ao tráfico de drogas doméstico e internacional onde policiais federais trabalham diuturnamente utilizando análise comportamental, aparelho de raios x, como também cães farejadores na parte externa e interna do Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre. Além das bagagens, pessoas com perfis suspeitos são submetidas a entrevistas prévias e quando dão informações imprecisas suas bagagens são abertas e dependendo da situação uma revista pessoal também é realizada. Caso algum material entorpecente seja encontrado é feita a autuação em flagrante com a consequente prisão! Caso haja condenação as penas podem variar de 5 a 20 anos de reclusão.

No Porto de Suape a Polícia Federal trabalha diariamente em parceria com a Receita Federal. Servidores da Receita fazem uma análise prévio do interior dos contêineres e caso haja alguma suspeita ou irregularidades, eles são abertos e fiscalizados com a ajuda de cães farejadores de ambos os órgãos. Nesse caso, uma investigação fiscal e penal é iniciada para responsabilizar todos os responsáveis pelo envio da mercadoria para dentro ou fora do Brasil.

Uma das maiores quantidades de cocaína apreendida no Porto de Suape, aconteceu no dia 21/06/2019. Ao todo foram 808 quilos que estava escondido em uma carga de bananas dentro de contêineres.

A Polícia Federal com o apoio de outros órgãos de segurança pública (exército, polícia civil, militar, corpo de bombeiro) promove e coordena ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano. O objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano. As constantes operações policiais de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo ao traficante daquela região em produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado a importação da droga do Paraguai.  Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho. Assim com essas operações consecutivas a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados da região nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: assaltos, furtos, roubos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, guerra entre facções de traficantes para controle da área para venda de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido ou debelado, significa um foco a menos de violência. 

Na Operação Fusarium II foi realizada entre os dias 20 e 29/04 e foram erradicados 531 mil pés de maconha o que daria para se produzir 132 toneladas de maconha pronta para o consumo.

Por fim, todo o trabalho e esforço operacional da Polícia Federal que resulta em apreensão de grandes quantidades de material entorpecente são destruídas e incineradas. Nesse aspecto foi realizada a incineração de quase 5 toneladas de drogas, entre haxixe (4,3 toneladas), maconha (580Kg) cocaína(35Kg) ecstasy (3 mil comprimidos). A ação foi realizada com apoio de vários órgãos: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC) e Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). Nessa ocasião também foi destruída a droga apreendida em um veleiro, na quarta-feira (16), em uma ação conjunta da PF e da Marinha.

Postado Por: Jailson Ferreira