PERNAMBUCO RECEBE LOTE COM 244 MIL DOSES DE VACINAS CONTRA COVID-19
Na manhã desta quarta-feira (2), chegou a Pernambuco, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, um lote de vacinas contra a Covid-19 da Astrazeneca/Oxford com 244 mil doses. Os imunizantes serão utilizados para dar a primeira dose a pessoas com comorbidades e deficiências, além dos trabalhadores da área de educação, dos ensinos básico e superior.
As doses foram levadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para separação e distribuição entre os municípios ainda nesta tarde. Ao todo, o estado já recebeu 2.169.170 doses da Astrazeneca/Fiocruz, além de 1.959.160 doses da Coronavac/Butantan e outras 115.830 doses da Pfizer/BioNTech, o que totaliza 4.244.160 vacinas.
Também serão distribuídas 3.950 doses da Coronavac/Butantan pelo Programa Estadual de Imunização, destinadas à aplicação da segunda dose em 82 cidades pernambucanas. As doses em questão foram devolvidas pelos municípios de Sertânia e Cabo de Santo Agostinho, em troca do recebimento de doses da AstraZeneca. Essa possibilidade de devolução foi pactuada pelo Estado e municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com o intuito de auxiliar as cidades que estão com déficit da segunda dose.
De acordo com a superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo, os municípios poderão avançar para a vacinação de pessoas entre 50 e 59 anos, além de outros grupos prioritários, de acordo com a realidade local.
“Não podemos deixar doses paradas e precisamos proteger o máximo de pessoas para evitarmos casos graves da Covid-19 e óbitos. É importante, ainda, que os gestores municipais fiquem atentos aos grupos que já estavam sendo atendidos, como as gestantes e puérperas e as pessoas com comorbidades, para fazer busca ativa e garantir a imunização de todos”, afirmou.
André Longo, secretário estadual de saúde, é preciso reforçar o planejamento de ações para otimizar o uso das vacinas. “Temos que dar velocidade à vacinação e fazer uso de todo o insumo que temos disponível”, ressaltou.
Já o governador, Paulo Câmara (PSB), afirmou que o estado continua “reforçando as orientações para que a população também faça sua parte, comparecendo aos postos de saúde para tomar as vacinas, além de continuar cumprindo as medidas sanitárias, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações”.
(Com informações do Diário de Pernambuco)
Postado Por: Paulo Fernando

