TENENTE ISAKY BORGES: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O PODER DA EDUCAÇÃO – O tenente Isaky Borges tem duas fortes lembranças de quando era criança, em Caruaru. A primeira é a emoção que sentia quando um policial acenava pra ele de dentro de uma viatura. “Ele era meu herói. E eu queria, um dia, ser aquele herói.” A segunda é a mãe lhe dando o maior e melhor conselho que já recebeu: “Estude, meu filho. Só os estudos podem fazer o pobre vencer na vida”. Quando Isaky tinha 17 anos, sua mãe faleceu vítima de câncer de mama. De herança, deixou o caminho das pedras para que o rapaz, órfão de pai desde os 6 anos, transformasse o presente de muitas dificuldades financeiras em um futuro de realizações.

Isaky não passou apenas em um concurso da segurança pública em Pernambuco. Passou em três: soldado da Polícia Militar e escrivão da Polícia Civil, em 2016, e oficial da PM, dois anos depois. “O poder da educação me fez mudar a minha história. Foi a ferramenta que escolhi para vencer.”

Hoje comandante da 2ª Companhia do 15º Batalhão, em Belo Jardim, ditou como lema de sua atuação a aproximação entre Polícia e comunidade. Com sua equipe, distribui conhecimento através de ações sociais – a exemplo da campanha do Outubro Rosa, que difundiu informações sobre prevenção ao câncer de mama, doença que tanto marcou sua vida. O resultado dessa parceria? Redução histórica da criminalidade na região. “Às vezes custo a acreditar que meu sonho se tornou realidade. Pode ter alguém que goste da Polícia como eu. Mas mais do que eu, duvido.”

Postado Por: Paulo Fernando