APLICATIVO DYCOVID DESENVOLVIDO PARA MONITORAMENTO DO CORONAVÍRUS ESTÁ DISPONÍVEL À POPULAÇÃO

quinta-feira, 30 de abril de 2020

O app realiza um mapeamento do risco de contaminação, de forma digital e anônima

O aplicativo Dycovid – Dynamic Contact Tracing, desenvolvido durante o Desafio Covid-19 – iniciativa de inovação aberta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Porto Digital e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para o desenvolvimento de tecnologias contra o Novo Coronavírus – já está disponível para a população. O app realiza um mapeamento do risco de contaminação, de forma digital e anônima, por meio da identificação automatizada da proximidade entre os celulares das pessoas.

Entre os seus benefícios estão: interromper a transmissão contínua e reduzir a propagação de uma infecção; alertar os contatos sobre a possibilidade de infecção e oferecer aconselhamento preventivo ou cuidados profiláticos; oferecer diagnóstico, aconselhamento e tratamento a indivíduos já infectados; aprender sobre a epidemiologia de uma doença em uma população específica.  Na prática, a partir do momento que o usuário é sinalizado como portador do Novo Coronavírus, o app espalha para o grupo de pessoas que tiveram contato com ele um alerta sobre o seu risco de contaminação, com dicas de prevenção e, futuramente, necessidade de realização de testes.

O usuário também pode acompanhar seu nível de risco a partir de um guia customizável com informações sobre a doença, compartilhável com seus contatos, e participar de um quiz que testa seu nível de conhecimento sobre a Covid-19. O app pode ser baixado em celulares Android e, em breve, estará disponível para iOS.

Fonte: governope

Postado Por: Jailson Ferreira