MULHER COM SINTOMAS DE INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS É SOCORRIDA PELO SAMU EM ÁREA DE MORRO, DIZ PREFEITURA DO RECIFE

sábado, 21 de março de 2020

Uma mulher foi socorrida pelo Atendimento Móvel de Urgência Metropolitano do Recife (Samu 192), nesta sexta-feira (20), com sintomas semelhantes aos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) da capital, a remoção foi feita no bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte da cidade.

De acordo com a Secretaria, a mulher desmaiou e apresentava sintomas de cianose, que é a falta de oxigenação no sangue. Ela também tinha tosse, febre e falta de ar, aspectos necessários para o enquadramento da paciente como caso suspeito para Covid-19.

O local, segundo a prefeitura, era de difícil acesso e, por causa disso, a mulher precisou ser removida carregada, em cima de um cobertor. Uma ambulância equipada com os equipamentos de proteção individual, conforme protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, foi enviada ao local.

A paciente foi encaminhada a uma policlínica da capital e, posteriormente, transferida para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Centro da cidade. A unidade é referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas, incluindo os casos envolvendo o novo coronavírus.

As pessoas que tiveram contato com a mulher estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria informou, por fim, que as pessoas devem seguir as recomendações para evitar o contágio, como ficar em casa, guardando o isolamento social, e adotem medidas de prevenção, como lavagem das mãos.

Postado Por: Paulo Fernando