DOR E COMOÇÃO MARCAM VELÓRIO DO VEREADOR IRMÃO EDNALDO, EM GAMELEIRA

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Centenas de pessoas participam do velório do vereador Irmão Ednaldo (PRB/PE), na manhã desta quinta-feira (30), em Gameleira, na Mata Sul do estado. Representantes dos Poderes Executivo e Legislativos, além de parentes, amigos e membros da comunidade evangélica dão o último adeus, ainda no clima de tensão causado pelo assassinato, que chocou a região.

Em nota, a Assembléia Legislativa de Pernambuco lamentou a morte do vereador: 

“Lamentamos profundamente a morte de José Ednaldo Marinho, vereador do município de Gameleira. Em nome da Assembleia Legislativa de Pernambuco, manifestamos nosso luto e solidariedade a familiares, amigos, colegas de trabalho e a toda a população da cidade, que perde de maneira trágica um de seus representantes. Externamos nosso respeito à sua história, tendo a certeza de que a nossa união em momentos como esse, em clamor por justiça, simbolizam a defesa de um Estado democrático de direito.

Deputado Eriberto Medeiros
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco”

ENTENDA O CASO

Um vereador foi assassinado na manhã desta quarta-feira (29), em frente à Câmara Legislativa do município de Gameleira, na Mata Sul do estado. José Ednaldo Marinho, 45, era conhecido como “Irmão Ednaldo” (PRB/PE). Informações extraoficiais dão conta de que se trata de  execução, uma vez que tiros foram desferidos por homens desconhecidos e não houve sinais de roubo na ação criminosa.

As Polícias Civil e Militar estiveram na cena do crime para colher as primeiras informações do caso. De acordo com testemunhas, homens armados aproximaram-se do parlamentar no momento em que ele saia do prédio da Casa Legislativa, por volta das 11h30, efetuaram vários tiros em sua direção.

Os projéteis atingiram-no principalmente nas regiões da cabeça e do peito, levando-o imediatamente a óbito. Câmeras de segurança no local devem ser utilizadas pela Delegacia Especializada em Apuração de Homicídios (DEAH) para esclarecer a autoria e consequente motivação do crime.

Irmão Ednaldo era um vereador muito popular em Gameleira. Representante da oposição, ele realizava também trabalhos de liderança em uma igreja evangélica do município. Ele deixa esposa e uma filha de cinco anos.

Em entrevista exclusiva ao repórter Márcio Roger, da Nova Quilombo FM, uma tia da vítima, moradora de Ribeirão, disse que Ednaldo era um homem calmo, de boas relações e sem inimigos. Segundo ela, o parlamentar nunca relatou recentes ameaças à sua vida ou à de sua família:

 – “Esse é um momento de grande tristeza e comoção para todos nós. Ele era uma boa pessoa, então não sabemos o que pode ter levado a uma tragédia dessas. Ele nunca relatou a família qualquer tipo de ameaça que tenha sofrido”, disse a parente, que terá a identidade preservada.

Linhas de investigação

O Instituto de Criminalística da Polícia Civil esteve no local, realizou a análise cadavérica e encaminhou o corpo ao IML de Recife, de onde será emitido laudo em até 30 dias. Viaturas do 10º Batalhão de Polícia Militar realizam rondas ostensivas nas imediações, na tentativa de localizar suspeitos.

Questionado, o delegado responsável pelo caso, Frederico Marcelo, da 13º Delegacia Seccional, afirmou que já existem algumas linhas de investigações, mas que tudo, por enquanto, correra em sigilo.

(Com informações da Nova Mais)

Postado Por: Paulo Fernando