PRF VISITA PROJETO DA UFRPE EM GARANHUNS

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) visitou na última quarta-feira (19) um projeto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que busca uma solução para o abandono de asininos, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa visa analisar a produtividade e qualidade do leite produzido por jumentas, a partir da viabilidade da exploração leiteira e a consequente revalorização da espécie.

Na ocasião, o superintendente da PRF em Pernambuco, Alexandre Rodrigues da Silva, e o chefe da Delegacia da PRF em Garanhuns, Inaldo Leite Wanderley, visitaram o projeto que é desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação Ciência Animal e Pastagens, da unidade acadêmica da UFRPE no município. A iniciativa tem origem nas discussões promovidas pela PRF sobre o problema do abandono dos asininos, que provocam acidentes com vítimas nas rodovias federais.

A pesquisa conta atualmente com duas bolsas de Mestrado, e contará com mais uma na próxima seleção, conforme esclareceu o zootecnista e coordenador do projeto, Professor Dr. Jorge Eduardo Lucena, que guiou a visita ao rebanho experimental, acompanhado pela professora Dra. Dulciene Karla.

Esse projeto tem contado desde o início com o apoio da PRF, na articulação com as demais autoridades envolvidas na questão e no acesso da UFRPE aos asininos recolhidos, para promover uma seleção de jumentos com as características de interesse da pesquisa. Além disso, o órgão auxiliou no transporte desses animais das regiões de Serra Talhada e Petrolina, no Sertão, para o campus da universidade em Garanhuns.

Postado Por: Paulo Fernando