POLÍCIA FEDERAL ESCLARECER E DAR DICAS DE SEGURANÇA A RESPEITO DE UM SUPOSTO GOLPE ENVOLVENDO OS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA

terça-feira, 03 de setembro de 2019

A Polícia Federal em Pernambuco de forma preventiva faz um alerta no sentido de esclarecer e dar dicas de segurança a respeito de uma mensagem que está circulando nos grupos de whatsapp das famílias, onde consta a foto da Turma da Mônica com a seguinte inscrição: “A turma da Mônica está procurando um novo amigo! Quer fazer parte da turminha? Tudo o que você tem que fazer é comentar: 1-O número do cartão de crédito da mamãe. 2- Os 3 numerozinhos atrás. 3-A data de expiração.” A informação prossegue no sentido de que bandidos estariam utilizando essa tal imagem e informação para roubar os dados do cartão de crédito dos pais das crianças para que elas fizessem parte da turminha e que a polícia havia descoberto esse novo golpe onde as crianças estariam sendo alvos de estelionatários dando grandes prejuízos financeiros para os titulares do cartão.

PONTOS A SEREM ESCALECIDOS:
1-A página oficial da Turma da Mônica no facebook desde o dia 30/08 vem desmentindo o caso através da seguinte postagem: USO INDEVIDO DE PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA: A Mauricio de Sousa Produções (MSP) informa que não tem nenhuma relação com postagem fake que circula na rede internet e aplicativos de mensagens, como WhatsApp, usando indevidamente as imagens dos personagens da Turma da Mônica solicitando para as crianças o envio de dados de cartão de crédito e CPF de seus pais. A MSP alerta para que não se repasse esse tipo de conteúdo falso adiante.

2-A mensagem diz que a polícia está alertando que bandidos estão usando a imagem da turma da mônica para um golpe. Não existe qualquer alerta da polícia, mesmo porque até agora não se teve a veiculação de nenhuma notícia de alguém que tenha sido vítima desse golpe.

3-Para que uma criança caísse nesse golpe ela teria que saber ler, entender o que é um cartão de crédito, código de segurança e a data de sua expiração. Então por todos esses pontos é que se chega à conclusão de que não de trata de um golpe e sim de mais um boato.

ALERTAS IMPORTANTES:
1-É verdade que é possível sim, através do número do cartão, data de expiração e os três números do código de segurança que fica no verso do cartão, que bandidos façam compras pela internet, dando prejuízos financeiros aos correntistas.

COMO SE PROTEGER?
a) Habilite um serviço junto ao banco para que o titular do cartão receba uma mensagem de texto toda vez que uma compra for realizada. Assim o dono do cartão saberá rapidamente se aquela compra foi sua ou se alguém usou o seu limite indevidamente;
b)Apague os três números do código segurança que fica atrás do cartão e memorize-o! Sem esse código não será possível efetuar compras. É uma forma de obter segurança até porque alguns vendedores de lojas mal intencionados podem ao pegar o seu cartão para passar na máquina, gravar as informações dele e usá-los para fazer compras irregulares;
c)Não passar informações para seus filhos menores sobre os dados contidos no cartão;
d)Não deixar os cartões de crédito em locais de fácil acesso;
e)Ter um diálogo com os seus filhos informando que jamais devem fornecer na internet para estranhos dados do cartão de crédito, endereço, número de telefone e outros dados pessoais;
f)Atualmente, a Lei 12.737/12-(Lei dos delitos de informática-Carolina Dieckmann) prevê uma pena para o roubo de dados, com pena de reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Fonte: Polícia Federal

Postado Por: Jailson Ferreira