VEREADORA BETÂNIA DA AÇÃO SOCIAL SOLICITOU AO GOVERNADOR PAULO CÂMARA E AO PREFEITO IZAÍAS REGIS, A CRIAÇÃO DE APLICATIVO “BOTÃO DO PÂNICO” PARA AS MULHERES EM SITUAÇÃO DE RISCO

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Mulheres sob medida protetiva que se sentem ameaçadas por ex-maridos, namorados ou companheiros passaram a contar com um novo mecanismo de proteção: o Botão do Pânico. O objetivo é reduzir os altos índices de violência doméstica registrados.

O Botão do Pânico pode ser acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha. Ele capta e grava a conversa num raio de até cinco metros. A gravação poderá ser utilizada como prova judicial.

O Botão do Pânico também dispara informações para uma Central, com a localização exata da vítima, para que um carro da Patrulha Maria da Penha seja enviado ao local. Para garantir agilidade no atendimento ao pedido de proteção, a administração municipal disponibiliza viaturas da Guarda 24 horas.

Nada mais justo do que empenhar-se o poder público em todos os níveis na proteção da mulher, onde diariamente tantas são agredidas, vítimas de um machismo que parece não ter fim.

O ideal é que neste momento em que o Brasil debate a violência contra a mulher, esse dispositivo conhecido como “Botão do Pânico” seja realmente implantado em Garanhuns, Pernambuco e em todo o país, fazendo uso da tecnologia que já está há muitos anos disponível em qualquer lugar. É só uma questão de boa vontade e de planejamento.

O custo será barato, em relação ao benefício que sua implantação trará. Será possível trabalharmos na prevenção e na antecipação dos crimes, em vez de tentarmos remediar apenas as consequências e agirmos apenas depois de consumado o delito.

O aparelho também ajudará muitíssimo a Cidade e o Estado a ter um levantamento e uma caracterização da violência contra a mulher, possibilitando que sejam levantados dados e estatísticas confiáveis.

A mulher ao perceber aproximação do agressor aciona o dispositivo e um sinal é emitido diretamente a uma patrulha da polícia, guarda municipal e 3 pessoas próximas a mulher com número de telefone previamente cadastrados, com todas as coordenadas do local, já que ele é ligado via GPS, além de iniciar uma gravação de áudio que poderá ser usada como prova judicial.

Postado Por: Paulo Fernando