SÃO BENTO DO UNA REALIZA A 22ª EDIÇÃO DA TRADICIONAL CORRIDA DA GALINHA

segunda-feira, 29 de julho de 2019

O evento acontece de 31/07 a 04/08, em São Bento do Una com Shows, Feira de Avicultura e competições com aves

São Bento do Una, a 200 km da capital Recife, já está em clima de festa com os preparativos para a 22ª edição da Corrida da Galinha, festa já tradicional no calendário do agreste pernambucano. Esse ano o evento acontece entre os dias 31 de julho e a 04 de agosto. Uma grandiosa estrutura é montada no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo para receber tanto as competições no Galinhódromo, como os shows e a 4ª Feira da Avicultura do Nordeste. O nome do evento, idealizado em 1992 por um grupo pelos irmãos Marcos e Marcelo Valença, além de alguns amigos, foi inspirado na fama do município, considerado um dos principais produtores de ovos e frangos do Nordeste. Hoje São Bento do Una é a quarta maior produção de ovos do país.

Esse ano, o Galinhódromo tem 85 metros de extensão, sendo protegido por uma tela e instalado em local amplo para dar mais espaço e segurança aos pilotos e suas aves. Serão mais de 10 mil reais em prêmios, além de “quatro milhões” para os galos e galinhas vencedoras.

Ainda teremos na programação cultural, shows gratuitos com Jota Santos e Harmonia do Samba, na sexta (02/08); Trio e Banda Asas da América, Peruanno e Batista Lima, sábado (03/08); e Marcia Felippe e Jonas Esticado, no domingo (04/08). Os shows acontecerão a partir das 22h, também em estrutura montada no Parque de Exposições. No sábado (04), o Trio e Banda Asas da América fará um “arrastão”, saindo a partir das 17h, próximo ao Terminal Rodoviário em direção ao parque de exposições.

Para sua 22ª edição da festa, a organização espera que mais de 250 mil pessoas circulem pelos cinco dias da Corrida da Galinha. Nesse período, tanto a Corrida da Galinha, quanto a Feira da Avicultura do Nordeste gera cerca de 700 empregos, entre diretos e indiretos, nesta edição. A festa vai contar com efetivo da Polícia Militar e ambulâncias do hospital municipal e SAMU.

Durante os shows um stand de atendimento será montado com ambulância, enfermeiros e técnicos em enfermagem. A estrutura do evento também conta com um parque de diversões e estacionamento. O evento é uma realização da Prefeitura de São Bento do Una, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes e concepção do Grupo Asas da América. Mais informações: (81) 3735.1027 e [email protected].

São Bento do una – Localizado a 206 km do Recife, é composto pelos distritos sede e Espírito Santo, além dos povoados de Jurubeba, Pimenta, Queimada Grande, Manicoba e Gama. Sua população é de 57 mil habitantes e a avicultura industrial é o segmento mais importante do seu agronegócio, sendo o maior produtor de ovos do Nordeste e o quarto no Brasil. Atualmente, são produzidos mais de 7 milhões de ovos por dia e mais de 150 toneladas de frango para abate por semana, contando com mais de 90 produtores e geração de 13 mil empregos. No último ano houve um aumento de 30% na produção do município, incluindo os novos empreendedores que estão surgindo.

A cidade é destaque também com a suinocultura, sendo considerada a maior produtora de suínos do estado, com produção de 100 toneladas de suínos por semana. Outro setor que movimenta sua economia de São Bento do Uma é o artesanato. Por semana, saem mais de 1 mil unidades de galinhas feitas em cabaça, com biscuit. Boa parte é comercializada na praia de Porto de Galinhas (PE) e em praias do Rio Grande do Norte.

Postado Por: Paulo Fernando