NASF DE LAJEDO ALCANÇA NOTA MÁXIMA EM AVALIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

sábado, 29 de junho de 2019

A saúde de Lajedo vem sendo transformada dia após dia desde 2013 quando o prefeito Rossine assumiu a gestão e encarou a necessidade da população com prioridade. A Secretaria de Saúde recebeu um serviço inovador que trouxe uma equipe com psicólogas, nutricionistas, fonoaudiólogas e fisioterapeutas para auxiliar nos postos de saúde e demais abrangência da Atenção Básica. O NASF recebeu a avaliação máxima do Ministério da Saúde no PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) possui profissionais capacitados que junto com a equipe dos postos de saúde atendem semanalmente a população. O NASF atende em todos as 11 Unidades de Saúde do território lajedense. Além disso, oferece apoio  na Comunidade de Práticas atingindo demais áreas acompanhando a saúde do lajedense em todos os eixos, seja reforçando a Educação, Assistência Social com palestras, orientações e parcerias, expandindo o espaço de troca de experiências e aproximando a população carente da gratuidade e excelência da saúde atual que Lajedo dispõe.

A nota máxima do PMAQ alcançada pelo NASF Lajedo foi divulgada agora em 2019, mas a avaliação é referente ao ano passado quando os técnicos visitaram as instalações vistoriando cada detalhe do atendimento, logística, materiais e coordenação.  O NASF Lajedo alcançou mais de 90% do desempenho. O PMAQ incentiva equipe e gestores a melhorarem a qualidade dos serviços aos cidadãos. “Com mais incentivo federal vamos caminhar mais perto ainda de atingir o padrão de qualidade no atendimento”, explica Diana Pastor, coordenadora do Núcleo na cidade.

Outros resultados referentes aos postos de saúde também foram satisfatórios. Mais essa certificação da Coordenação Geral do Acompanhamento e Avaliação do 3º ciclo do PMAQ-AB indica que Lajedo cresce no acesso à saúde de qualidade.

(Com informações da Assessoria de Comunicação)

Postado Por: Paulo Fernando