EM PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO, PREFEITURA DE ÁGUAS BELAS REALIZA EXAMES E AVALIAÇÕES OFTALMOLÓGICAS GRATUITAS

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Oferecer serviços de prevenção e avaliação oftalmológicas à população de forma gratuita, estes são os objetivos da parceria firmada entre a Prefeitura de Águas Belas e a Associação Olhar Pelo Próximo. Ao todo, 1721 atendimentos serão realizados durante esta semana – sendo 91 para bebês de até dois anos –, na Secretaria de Saúde.

Entre os serviços oferecidos estão a medição de grau, avaliação da pressão intraocular dos olhos (pressão dos olhos) e teste do olhinho em bebês de até 2 anos de idade.

Diabética há dois anos, a agricultora Martina Marina da Conceição, de 55 anos, se queixa de cansaço na visão e resolveu fazer o exame. Ela ressalta a oportunidade de realizar o exame de forma gratuita. “É importante porque tem pessoas que não têm condições para fazer particular devido às dificuldades financeiras”, comemora.

A também agricultora, Ana Paula Santos Teixeira, 23, veio do sítio Olho D’água do Garcia e trouxe a pequena Ana Vitória, de oito meses, para fazer o teste do olhinho. “Eu vim fazer a avaliação para saber se ela tem algum problema, pois é importante.”

De acordo com o coordenador de atendimento da Associação Olhar Pelo Próximo, Thiago Maurino o intuito da parceria é oferecer oportunidade orientações e exames para a população que tem pouco acesso a esses tipos de serviços. “O objetivo da gente é ajudar as pessoas que necessitam fazer exames de vista e se tratar.”

Para a secretária de Saúde, Vanessa Rodrigues, a parceria ajuda a promover a saúde ocular dos cidadãos, uma vez que os exames de avaliação e serviços de orientação são prestados. “Essa parceria faz com que a nossa população receba informações relevantes sobre como e o que fazer para manter uma excelente saúde ocular.”

Após as consultas, os pacientes recebem a receita médica – que possui validade de três meses – e podem comprar o óculos em qualquer ótica.

Semana passada

Os trabalhos começaram na semana passada, quando foi realizado o cadastramento e orientações profissionais sobre a saúde ocular, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Dona Martina Marina participou da orientação, que, para ela, foi de fundamental importância para a saúde ocular. “Na orientação, falaram muitas coisas boas para que a gente cuide bem da nossa vista”, concluiu.

Postado Por: Paulo Fernando