ESTUDANTES DE ESCOLA INDÍGENA RECEBEM CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DO PROERD EM ÁGUAS BELAS

quarta-feira, 27 de março de 2019

Duzentos e cinco estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Indígena Marechal Rondon receberam na manhã desta terça-feira (26), no Clube do Guarany, na aldeia Fulni-ô, em Águas Belas, os certificados de conclusão do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da Polícia Militar de Pernambuco. O curso foi realizado em parceria com a Escola e a Prefeitura de Águas Belas.

A espírito festivo tomou conta da cerimônia do início ao fim. Abrindo o evento, um grupo indígena apresentou a dança do Toré, ritual tradicional usado em abertura de eventos festivos para atrair energias positivas. Depois foi a vez dos estudantes Iakaroam Elian Gomes Silva, do 5º ano, Ywahane Santos de Lima, do 6º, e Luana Cordeiro de Albuquerque, do 7º, receberam, cada, uma bicicleta e uma medalha como prêmio pela redação destaque do curso.

Em seguida, os 12 professores colaboradores do Programa na Escola foram homenageados pelo cabo Zacarias. Cada um recebeu das mãos do instrutor do PROERD na Marechal Rondon um certificado. Logo após, houve o juramento onde os alunos prometeram aos pais, à Escola e à comunidade ficar longe das drogas.

Representando a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o gerente da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC), Flávio Queiroz, explicou que o Programa vai além do trabalho de prevenção ao uso de drogas. “O PROERD é de fundamental importância, pois ele não trata apenas o combate às drogas, ele trata também do respeito à diversidade, à mulher, ajudando a formar cidadãos.”

Muito celebrado pelos alunos, o cabo Zacarias lembrou da missão do PROERD nas escolas com as crianças e adolescentes. “A missão da gente é fazer com que o aluno se sinta responsável e seguro.”

Zacarias contou um pouco da dinâmica trabalhada em sala de aula, usando como exemplo a turma do 7º ano. “Nós trabalhamos com eles em forma de teatro e de encenações maneiras de resistir ao uso de drogas através do acróstico REAL, que significa Recusar, Explicar, Abster-se e Livrar-se do uso de drogas.”

Foi por meio desses ensinamentos que o aluno do 7º ano, João Nalixy Alves Cruz, de 15 anos, encontrou o melhor caminho. “Antes, eu tinha vários amigos que usavam drogas e pensava em seguir o caminho deles porque eu achava eles divertidos, e hoje, depois do PROERD, eu mentalizei e não quero o mundo das drogas e da violência”, disse João, um dos seis alunos destaques do curso.

Para a coordenadora geral de educação escolar indígena Fulni-ô, Maristela de Albuquerque Santos, a aprendizagem dos alunos no curso se estenderá para toda a comunidade. “Esse Programa foi um presente para a nossa comunidade. Eu digo comunidade porque a escola está dentro da comunidade e vice-versa. Tudo que ocorre na comunidade reflete dentro da escola e o que acontece na escola reflete na comunidade.”

A coordenadora agradeceu ainda o apoio da Secretaria de Educação e do prefeito Luiz Aroldo, importantes para o desenvolvimento das atividades do PROERD na Escola. “Nunca tivemos a prefeitura mais próxima a nós do que agora”.

A Secretária de Educação, Minervina dos Santos (Nevinha), comentou sobre a parceria do município, por meio da Secretaria de Educação, com o PROERD. “Essa parceria é muito importante porque a Polícia Militar tem toda uma programação e dinâmica de combater às drogas, e a proposta desse projeto é muito interessante.”

Ao longo de quase dois meses de curso, o PROERD formou 833 alunos na Marechal Rondon, sendo 428 na primeira fase do Programa, voltada à educação infantil, e 405 na segunda fase, com 200 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que aconteceu por meio de palestras, e os 205 do ensino fundamental.

PROERD em Águas Belas

O PROERD já passou por três escolas em Águas Belas, sendo dois na zona rural e uma na urbana, além da escola na aldeia. As escolas foram a José Bezerra de Albuquerque Sobrinho, no povoado Campo Grande, Manoel Francisco dos Santos, em Curral Novo, e a Elisa Cabral de Brito e Silva, da Lagoa do Barro.

De acordo com a secretária de Educação, Nevinha, a parceria vai continuar e, em breve, será anunciado o nome da escola que irá receber o PROERD.

Presente no evento

Participaram do evento o vice-prefeito, Maurício de Josué – representando o prefeito Luiz Aroldo –, os secretários de Assistência Social, Junior Moto Peças, o de Assuntos Institucionais, Alan Roberto (Buda), além da secretária de Educação, Nevinha, que esteve acompanhada pela gestora da Gerência Regional da Educação do Agreste Meridional (GRE), Adelma Elias da Silva.

O cacique da aldeia Fulni-ô, Cícero de Brito, o pajé, Gildiere Ribeiro Pereira, o representante da Funai, Manoel Ribeiro, e integrantes da Polícia Militar, entre eles o major Rodolfo, que representou o 9º BPM, também estiveram presentes.

Postado Por: Paulo Fernando