ÁLVARO PORTO PROPÕE À ALEPE CRIAÇÃO DE MECANISMO DE SOCORRO DIRETO A HOSPITAIS PÚBLICOS

sexta-feira, 15 de março de 2019

O deputado estadual Álvaro Porto (PTB) propôs, em discurso na tarde da última quarta-feira (13), que a Assembleia Legislativa se mobilize para criar um mecanismo que garanta a chegada de recursos diretamente aos hospitais públicos.

De acordo com o petebista, é importante que a casa assuma o socorro aos hospitais e garanta a chegada de eventuais doações de parlamentares e, principalmente, de recursos de emendas às unidades de saúde.

Porto sugeriu que fosse feita uma consulta ao Procurador Geral da Alepe, Hélio Lúcio Dantas da Silva, para saber o que se pode ser feito dentro dos limites legais. “É viável, por exemplo, criar uma entidade que centralize os recursos?”, questionou. Segundo ele, caso seja efetivada, a entidade poderia contar com um conselho formado por gente do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, da Assembleia, além de representantes da sociedade civil.

“É necessário que encontremos algum caminho seguro que permita que os recursos indicados nas emendas sejam liberados e, principalmente, revertidos em favor de quem precisa. No caso específico da Saúde, de nada adianta nos mobilizarmos se não tivermos como garantir que o dinheiro das emendas chegue com celeridade aos hospitais.”

O petebista destacou que, mesmo sendo um governo de continuidade, tinha decidido dar uma trégua e só voltar a ocupar a tribuna após cem dias do segundo mandato do governador Paulo Câmara (PSB). Entretanto, ele decidiu se antecipar diante do que tem sido fiscalizado e denunciado pela oposição na Casa. “Tenho acompanhado, com atenção, as blitzes realizadas pela oposição nos hospitais e, infelizmente, o caos e as desgraças que os deputados têm encontrado e denunciado aqui na Assembleia só confirmam a incapacidade do Governo de Pernambuco em resolver os problemas da Saúde”.

(Com informações do Blog de Edmar Lira)

Postado Por: Paulo Fernando