BATE-PAPO SOBRE AUTOESTIMA FEMININA MARCA DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM ÁGUAS BELAS

sábado, 09 de março de 2019

Com o tema “Autoestima Feminina”, a Assessoria Especial de Assuntos da Mulher promoveu, ontem à tarde (8), em sua sede, um bate-papo com o intuito de aproximar as mulheres por suas experiências vividas e encorajá-las a lutar pelo que desejam. A ação foi realizada para celebrar o Dia Internacional da Mulher, em Águas Belas.

Durante o bate-papo, várias experiências envolvendo a autoestima foram abordados pelas participantes. Superação de problemas de saúde, como o caso de CA enfrentado pela diretora da Escola Municipal Leonízio Duarte, Aparecida Gurgel, que lembrou das dificuldades durante o tratamento, situações dentro do casamento e até a desunião entre as mulheres também foi discutido.

A assessora especial da mulher, Luciene Joaquim (Galega do PT), lembrou da luta das mulheres pelos seus direitos e por espaço na sociedade que se estende há anos, e comentou sobre o motivo de se trabalhar a autoestima em 2019. “Estamos tratando da autoestima porque precisamos que a mulher erga a cabeça e faça da vida o que ela quiser e acreditar”.

Foi isso que fez a diretora da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Orys Leão, quando deixou a família, no sítio Guaribas, em Itaíba, para estudar agroecologia, em Ibimirim. Emocionada, ela lembrou das dificuldades que enfrentou com a mãe e a irmã quando moravam juntas, e ressaltou a importância de se trabalhar o tema em comunidades da zona rural.

“Elas (as mulheres) vão ouvir as experiências de outras pessoas e isso vai ajudar muito, porque vão perceber que não estão só, ficando mais fácil para superar os problemas”, disse a diretora, que destacou que a dificuldade das mulheres na zona rural é maior que as da cidade.

O prefeito Luiz Aroldo enalteceu a importância das mulheres na sociedade atual, destacando a maneira como elas buscam conduzir seus trabalhos com perfeição.

O prefeito destacou a relevância de se trabalhar a autoestima com mulheres em outras localidades do município. “É muito importante a gente pegar esse assunto que está aqui hoje em uma roda menor e levá-lo para uma maior, abrangendo mulheres de todos os cantos do município.”

Novidade este ano

Em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, este ano a Assessoria Especial de Assuntos da Mulher vai estender suas ações voltadas ao Dia Internacional da Mulher até o dia 29 deste mês. Serão realizados bate-papos com o mesmo tema em escolas de várias localidades do município.

Para a assessora especial da mulher, Luciene (Galega do PT), vai ser uma oportunidade, tanto para as mulheres serem ouvidas, quanto para serem encorajadas. A assessora falou que as ações na zona rural vai contar com o apoio de uma psicóloga para atender as mulheres.

A cronograma com as localidades está sendo fechado e, na próxima semana, será divulgado.

Apresentação musical

 Durante o bate-papo, um grupo musical do Colégio Municipal se apresentou com duas canções voltadas às mulheres; a primeira foi a versão feminista da música “Mulheres”, composta por Silvia Duffrayer e Doralyce, e a segunda, uma interpretação de “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

Integrante do grupo, o estudante Bruno Gabriel de Lima, 19, disse que o tema autoestima sendo abordado por todo o município vai ajudar a encorajar muitas mulheres. “A autoestima gera automaticamente a confiança, e quando você tem a confiança, você tem garra para lutar por seus objetivos em qualquer situação.”

 

Postado Por: Paulo Fernando