GOVERNO MUNICIPAL INTENSIFICA AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO RURAL EM GARANHUNS

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente divulga balanço dos primeiros dias de atividades

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA) segue promovendo ações em benefício dos moradores da área rural de Garanhuns, por meio de recuperação e manutenção de estradas, abastecimento de água em comunidades, aração de terras e limpeza de barreiros. A pasta vem desempenhando um papel importante na efetivação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural e da agricultura familiar no município.

De acordo com um balanço oficial das ações realizadas nos últimos 30 dias, foram restaurados mais de 210 km de estradas na área rural do município, em vias localizadas no distrito de Iratama, Miracica; nas comunidades quilombolas do Castainho e Timbó; nos sítios Cavaco, Estivado, Saquinho, Azevém, Paulista; entre outros. A equipe, também fez a restauração do acesso para a Sementeira Municipal, localizada na comunidade Várzea.

Durante o período, foi executada a limpeza de 18 barreiros situados nos sítios Jardim, Mata dos Caibros e Papa Terra. Além da abertura de quatro novos barreiros, no intuito de atender à demanda de produtores rurais que possuem um déficit de abastecimento de água. Com o objetivo de facilitar o plantio e a colheita de grãos dos agricultores, foi realizada a aração de terras em uma área total de 22 hectares, com o auxílio de uma máquina motoniveladora.

Nessa terça-feira (12), o secretário Gerson Filho acompanhou os serviços de recuperação de estradas do sítio Mochila e do distrito de Miracica. “Já é possível visualizar resultados do trabalho desempenhado nesse período à frente da pasta. Desde que o prefeito Izaías Régis nos delegou essa tarefa, o nosso compromisso é atuar com responsabilidade e fazer avançar a produtividade dos agricultores em nosso município”, afirma o titular da pasta.

Com o auxílio de dois caminhões-pipa foram abastecidas 17 cisternas, incluindo um reservatório com capacidade de 16 mil litros, no sítio Cachoeirinha do Francisco, localizado no distrito de São Pedro, que foi reativado. A dona de casa Vera Lúcia Ferreira, foi uma da beneficiadas pela ação. “Há quatro anos que essa cisterna tava desativada, Sofremos durante muito tempo com a falta de água, mas estou certa que agora vai melhorar”, declarou.

A Secretaria também continua ampliando as ações voltadas para o licenciamento e fiscalização ambiental, além da preservação dos recursos naturais.O projeto de recuperação de nascentes já executou a plantação de mais de 300 espécies arbóreas nativas em áreas estratégicas, visando a revitalização destes espaços. Observando a necessidade, por meio de laudos produzidos por engenheiros agrônomos, mais de 22 pontos receberam podas de manutenção e poda de risco.

Postado Por: Paulo Fernando