POLÍCIA CIVIL APREENDE EM GOIANA/PE ADOLESCENTE ESPECIALISTA EM FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A Polícia Civil de Goiana/PE com apoio da Receita Federal do Brasil e Polícia Federal realizou no dia 26/10/2018 uma ação conjunta que resultou na prisão em flagrante por volta das 8:40h de um estelionatário em Goiana/PE. O preso W. N. S, natural de Sousa/PE e residente em João Pessoa/PB, depois veio a descobrir-se que era menor de idade quando sua tia compareceu na audiência de custódia na Justiça Federal no bairro do Jiquiá/PE (possui antecedentes criminais – já foi preso em 2017 por receptação de uma moto roubada em Sousa/PB).

A prisão aconteceu quando Policiais Civis de Goiana/PE receberam a informação de que um suspeito estaria no interior da agência da Receita Federal com o objetivo de concluir operações de inscrições de 3 (três) CPFs-(Cadastro de Pessoas Físicas). A ação teve seu desfecho final quando os policiais de posse de uma foto do suspeito entraram na agência, identificaram-no e ao fazer uma abordagem foi encontrado no bolso de sua vestimenta diversos documentos públicos falsificados, como certidões de nascimento, procurações públicas, cédulas de identidade, além de cartões de crédito. Após sua detenção e ter sido confirmada a falsificação dos documentos, o preso foi encaminhado para a sede da Polícia Federal que fica localizada no Cais do Apolo – bairro do Recife Antigo-Recife/PE onde foi autuado pela prática do crime tipificado nos artigos 304, 297 e 298 todos do Código Penal (uso de documento falso, falsificação de documento público e particular) cujas penas somadas variam de 1 a 16 anos de reclusão.

Após o término do flagrante o preso foi enviado para a audiência de Custódia onde sua tia que mora em João Pessoa/PB – compareceu e levou os seus documentos originais, provando sua menoridade e da Justiça Federal ele seguiu para a Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente para que fossem feitas as formalidades legais. A ação policial foi extremamente exitosa e demonstrou a capacidade de coordenação de esforços de três órgãos públicos –Polícia Civil e Federal e Receita Federal, que continuarão a acompanhar os fatos, a fim de identificar outros envolvidos.

Em seu interrogatório o menor informou que falsificou sozinho os documentos de identidade e certidão de nascimento através de um programa de computador em sua própria residência e que conseguia as fotos das pessoas em lojas de fotografias pagando um pequeno valor para o proprietário e depois as utilizava para confecção das identidades falsas. Com a confecção desses dois documentos ele procurava uma agência dos correios e dava entrada na formalidade para retirada do CPF para depois então finalizar o procedimento junto à Receita Federal. Também informou que com os documentos falsos ele abria contas bancárias, conseguindo empréstimos, mas também cobrava a importância de R$ 800 reais para confeccionar os documentos falsos para integrantes de outras quadrilhas de falsários. O menor sempre se apresentava nas agências da Receita Federal dizendo que estava servindo como office boy para pessoas sem tempo e idosos de um abrigo a fim de regularizar a documentação deles. Por fim disse que escolheu a agência dos correios de Goiana porque acreditava não chamar muita atenção.

Postado Por: Jailson Ferreira