I FÓRUM ITINERANTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE GARANHUNS FOI REALIZADO NESTA SEXTA (21)

sábado, 22 de setembro de 2018

Evento reuniu profissionais da Secretaria Municipal de Educação e representantes de demais instituições de ensino do Agreste Meridional

Foi realizado nesta sexta-feira (21), no auditório Professor Clovis Gomes da Silva Junior, na Universidade de Pernambuco (UPE) — Campus Garanhuns, o I Fórum Itinerante de Educação Infantil de Garanhuns, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O momento faz parte do XVI Fórum Itinerante do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco (Feipe), e tem como parceiros a Gerência Regional de Educação — Agreste Meridional (GRE/AM), a (palestrantes) Universidade de Pernambuco e a Unidade Acadêmica Garanhuns, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE).

Após a formação da mesa de abertura que contou com a presença da coordenadora de formação da Seduc, Cynara Alves, que na ocasião representou a titular da pasta de Educação em Garanhuns, Eliane Vilar; e uma breve apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Jaime Luna; teve início o primeiro debate, com as professoras Valéria Barza, da UAG/UFRPE, e Tarcia Regina da Silva, da UPE, que ministraram a palestra “Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil”.

A segunda mesa de discussão focou no “Corte etário para ingresso no Ensino Fundamental e Educação Infantil”, e foi coordenada pela representante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib) e membro do Conselho Gestor do Fórum de Educação Infantil de Pernambuco, Célia Santos; com mediação dos professores, Maria da Soledade, da Rede Estadual da Primeira Infância; Cida Freire, do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco; e Manuel Messias, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

O evento foi formatado especialmente para coordenadores da Rede Municipal de Ensino, professores de Educação Infantil das escolas do Campo de pequeno porte, representantes dos municípios do Agreste Meridional, instituições particulares de Educação Infantil, representantes do Sesc Escola e estudantes do curso de Pedagogia. “Com esse fórum temos espaço para a discussão das políticas públicas e garantia dos direitos dos alunos, no intuito de levar essas medidas, dentro da nossa realidade, para nossas creches e escolas que lidam com a educação infantil”, completou Cynara Alves.

A supervisora de Educação Infantil do município, Ana Paula Tenório, ressaltou a importância da realização do evento em Garanhuns. “O Governo Municipal viabilizou que essas discussões viessem para cá, no intuito de perpassar todas as instituições que versam sobre a educação infantil, e contemplando também outros municípios do Agreste Meridional com temáticas que vêm sendo muito debatidas dentro do nosso estado”, finalizou.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa (ACSI)
Fotos: Aquilles Soares — (Secom/PMG)

Postado Por: Jailson Ferreira