POLÍCIA CIVIL REALIZA “OPERAÇÃO HEAD SHOT” EM SALOÁ E APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE ARMAS

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Na manhã desta quarta-feira (29/8), policiais civis da Delegacia de Saloá, sob o comando do Delegado Alysson Câmara deflagraram operação denominada “HEADSHOT”, objetivando apurar denúncias de comercialização, posse ilícita de armas de fogo, guarda em cativeiro e comercialização de pássaros silvestres, oportunidade em que se dirigiram ao endereço do suspeito Manoel Martins (aposentado de 85 anos), na Rua Roldão Tenório Cavalcante, centro de Saloá, onde após receberem autorização do proprietário, realizaram uma busca minuciosa no local, vindo a localizarem um verdadeiro arsenal, composto por 23 armas de fogo, sendo: 2 revólveres, 1 rifle, 1 garruncha e 19 espingardas de diversos calibres que eram utilizadas para caça (tanto de fabricação industrial quanto artesanal), além de munições de diversos calibres, apetrechos para recarga, composto por: pólvora, polveiro, chumbo, espoletas, buchas e instrumentos utilizados em caça de animais silvestres.

Na ocasião, o suspeito alegou não ser proprietário de todas as armas, apenas do revólver cal. 38, afirmando que, para complementar sua renda, trabalhava como armeiro na região realizando pequenos consertos, só que a maioria delas seriam de pessoas desconhecidas que as deixavam naquele local para serem consertadas.

A referida apreensão impressionou até mesmo a equipe de experientes Policiais Civis que efetuaram a prisão do suspeito, pela grande quantidade de armamento e munições de grosso calibre, inclusive de uso exclusivo do Exército Brasileiro, encontrados e apreendidos no local – uma residência simples, em pleno centro da cidade – onde o autuado reside juntamente com sua esposa.

Verificou-se ainda que o cidadão, apesar da idade, é bastante conhecido na região atuando no conserto e manutenção de armas há vários anos, inclusive possuí uma pequena oficina na garagem de sua residência.

O suspeito foi autuado pelo crime de posse ilícita de armas de fogo de uso restrito e comércio equiparado de arma de fogo e munições, permanecerá custodiado na 18ª Delegacia Regional de Garanhuns para ser apresentado na Audiência de Custódia.

2ª etapa da operação

Dando continuidade a Operação “HEADSHOT”, a equipe de Policias Civis se dirigiram ao Sítio Sta. Tereza, zona rural de Saloá, residência do Myriel Cavalcanti Mello Filho (agricultor, 63 anos), contra quem havia denúncia de que estava na posse ilícita de armas de fogo e munições, local onde foi encontrada uma espingarda cal. 16, marca ROSSI, de dois canos, acompanhada de 15 (quinze) cartuchos no mesmo calibre intactos, todos intactos.

Diante do estado de flagrante, o suspeito recebeu voz de prisão e foi levado à Delegacia local para adoção das medidas legais cabíveis, sendo autuado pelo crime de posse irregular de arma de fogo/munição, pagou fiança e vai responder ao processo em liberdade.

3ª etapa da operação

Ultimando a Operação “HEAD SHOT”, que também significa “Tiro Certeiro”, a equipe se deslocou até a Rua Velha, no Povoado São Serafim, nesta cidade de Saloá, para verificar denúncia de posse ilícita de pássaros silvestres em cativeiro e armas de fogo, sendo comprovada a veracidade da denúncia, onde o Gilmar Ferreira e Silva (agricultor, 54 anos) foi flagrado mantendo diversas aves silvestres em gaiolas e viveiro.

Na ocasião, durante as buscas também foram localizadas e aprendidas duas armas de fogo, sendo 1 (uma) espingarda cal. 36 e 1 (um) revólver cal. 38 com oito munições intactas, que pertencem ao suspeito, o qual recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia, onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de posse irregular de arma de fogo e por manter em cativeiro, sem autorização do IBAMA, diversos pássaros silvestres da fauna brasileira, vindo a pagar fiança e responderá ao processo em liberdade.

Participaram da Operação, que retirou de circulação um total de 26 (vinte e seis) armas de fogo, diversas munições e devolveu à liberdade inúmeros pássaros silvestres, o Delegado Alysson Câmara, os Comissários Caio Afonso, Florisvaldo Júnior, Agente Renato Silva e Escrivã Yara Lima.

Informações: Polícia Civil

Postado Por: Jailson Ferreira